quarta-feira, 9 de abril de 2014



VEM AÍ!

Mais um evento, em especial 
DIA DAS MÃES!




A Radio Arcoverde 104,9 comemora com você, 






11 de Maio, o Dia das Mães!

Será um domingo especial, prá você Mãe! Músicas, mensagens, brincadeiras, interação com os ouvintes e sorteios de prêmios para os participantes do programa.
Participe! Ganhe Prêmios!

Adquira na Radio o Cupom Especial do dia das Mães.
Escreva uma Mensagem para a sua mãe, e diga o que ela representa prá você!
Deposite o seu cupom em uma urna aqui na rádio.
Cada cupom custará R$ 1,00
Todos os cupons sorteados serão lidos as mensagens oferecidas a sua mãe.
                         
 Realização: Arcoverde FM 104,9 - Condado - PB.
                        
Há 12 anos, comemorando junto com você, mamãe!

Acesse:arcoverde104fm.blogspot.com.br e escute a programação.

você pode ajudar!

Contatos: (83)8144-3337 ou (83)9933-8302

pruxa2011@hotmail.com
arcoverdefm104@gmail.com


ULTIMAS NOTÍCIAS... E COMPARTILHAMENTO...



10 de Abril de 2014

Presente para o futuro: Patos beneficia mais de 500 crianças com escolinhas de futebol

Presente para o futuro: Patos beneficia mais de 500 crianças com escolinhas de futebol
Visando socializar e educar crianças e jovens através do esporte, a Prefeitura de Patos por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esportes e Educação, lançou oficialmente na noite desta quarta-feira, 09, os Projetos Esportivos “Meu Presente é Ter Futuro” e o “Projeto Educativo de Futebol”. Os projetos que juntos beneficiam mais de 500 crianças e jovens, contarão toda estrutura necessária para trabalhar o esporte e partem da proposta de fortalecer o apoio dado pelo Município às escolinhas de futebol já existentes na cidade, como também formar a própria escolinha de futebol do Município.
“Estamos tomados por um sentimento muito bom. Passamos algum tempo com o trabalho parado justamente por não termos estrutura para trabalhar com as crianças, e agora com essa iniciativa da prefeitura, esse projeto “Meu Presente é Ter Futuro”, com certeza retomaremos as atividades com mais ânimos, e com a estrutura necessária poderemos até mesmo expandir a nossa escola,” relatou entusiasmado o diretor da escolinha do Santos, Felipe Fernandes. A Prefeita Francisca Motta, que esteve participando  da solenidade, enfatizou como a Prefeitura de Patos vem trabalhando investindo em atividades que tirem crianças e jovens da ociosidade. “Investir em esporte é investir em saúde e melhor qualidade de vida. Esses dois projetos vem para somar as políticas que estamos implementando, a exemplo das seis academias de saúde e das quadras de esportes nas praças, como também a recuperação dos campos de pelada. Assumimos a cada dia o compromisso de investir e melhorar as condições de vida tanto de nossas crianças, como de toda população patoense,” revelou. De acordo com o Secretário Adjunto de Cultura, Turismo e Esportes, Antônio Marques o Projeto Educativo de Futebol será desenvolvido durante todo o ano no Estádio Municipal José Cavalcante, o que representa um incentivo ainda maior para os participantes. “Estamos muito felizes com essa iniciativa, pois trazemos para o esporte não só a crianças, mas também a família. É uma satisfação poder mais uma vez desenvolver trabalhos junto à essa criançada que gosta de esporte, assim como foi no Viva Vôlei lançado recentemente,” destacou. O coordenador do Projeto Educativo de Futebol, Marcos Nascimento explicou como funcionará o projeto que atenderá 200 crianças com idade entre oito e 17 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede municipal de ensino. “Formamos aqui própria escolinha de futebol do município. As aulas acontecerão duas vezes por semana, quartas e sextas, nos turnos manhã e tarde, para que as crianças participem no horário oposto ao da escola. Para os mais novos que necessitam do acompanhamento dos responsáveis, as aulas serão aos sábados pela manhã, das 7h às 9h. A intenção é que as crianças participem efetivamente, por isso procuramos trabalhar em horários alternados e três dias da semana,” detalhou. A solenidade que aconteceu no Estádio Municipal José Cavalcante contou com a participação de diversas autoridades. Ao final do evento foram entregues aos diretores das escolinhas os kits esportivos contendo coletes, caixa térmica, garrafas para água e seis bolas, para serem utilizados nesses primeiros seis meses de implantação de projeto.

Redação com Assessoria

Batata-inglesa e café são os novos vilões da inflação dos alimentos e bebidas

Dados foram divulgados pelo IBGE, que também trouxe as despesas com passagens aéreas como um dos itens que mais tiveram aumento
Economia | Em 09/04/14 às 15h12, atualizado em 09/04/14 às 15h26 | Por Redação, com Agência Brasil
Portal Correio
Batata e café foram os que mais subiram nas comidas e bebidas
Os alimentos tiveram uma inflação de 1,92% em março deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo alimentação e bebidas respondeu por mais da metade da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 0,92% em março.
Entre os produtos que tiveram as maiores altas de preço em março estão a batata-inglesa (35,05%), tomate (32,85%), feijão-carioca (11,81%), hortaliças e verduras (9,36%), ovo de galinha (8,21%) e leite longa vida (5,17%). Também registraram altas o cafezinho (3,32%), o óleo de soja (3,23%), carnes (2,25%), frutas (1,96%), farinha de trigo (1,07%) e pão francês (0,68%).
O grupo de despesas transportes também teve contribuição importante para a inflação de março, com taxa de 1,38%. As passagens aéreas foram o item individual que mais pesou no IPCA do mês, com inflação de 26,49% em março. Outros itens com aumento de preços foram o etanol (4,07%), a gasolina (0,67%) e o automóvel novo e usado (0,78%).
Dos nove grupos de despesa que compõem o IPCA, apenas comunicação registrou deflação (queda de preços) de 1,26%. Os demais, assim como alimentos e transportes, tiveram aumento de preços: despesas pessoais (0,79%), educação (0,53%), saúde e cuidados pessoais (0,43%), artigos de residência (0,38%), habitação (0,33%) e vestuário (0,31%).


Paraíba é apresentada para mais de mil agentes de viagens do Centro-Oeste

Previsão dos organizadores é de que cerca de 300 empresas expositoras, entre operadoras, companhias aéreas, redes hoteleiras e prestadores de serviço participem do evento

Reprodução/ Paraíba Total
João Pessoa (PB)
A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai divulgar os principais atrativos turísticos do ‘Destino Paraíba’ para cerca de 1,2 mil agentes de viagens da região do Centro-Oeste brasileiro (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins). A 26ª edição do Centro Oeste Tur tem início nesta sexta-feira (11), em Goiânia (GO), no Centro de Convenções. A previsão dos organizadores é de que cerca de 300 empresas expositoras, entre operadoras, companhias aéreas, redes hoteleiras e prestadores de serviço participem do evento. 
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que é importante o Estado participar em eventos (feiras e salões) voltados para a divulgação do ‘Destino Paraíba’, pois a região é um importante emissor de turistas para a capital paraibana e cidades litorâneas. “É cada vez maior o número de turistas daquela região que vêm visitar nosso estado. Temos que estar sempre divulgando, massificando o nosso potencial turístico junto aos agentes de viagens que vendem os pacotes”, disse a executiva paraibana. 
O estande da Paraíba no Centro-Oeste Tur está aberto para a participação das Secretarias de Turismo das cidades paraibanas e das empresas da rede hoteleira. Ruth Avelino enfatiza que o Centro Oeste Tur é o mais importante salão de negócios turísticos da região. “Estão previstas capacitações das operadoras e companhias aéreas para os agentes de viagens. Da nossa parte iremos mostrar as belezas de nossas praias, o potencial da região do Brejo, sempre destacando nossas potencialidades turísticas. Estamos levando nossa revista e vídeos institucionais, além de farto material impresso”, destacou. 
Homenagem
A organização do Centro-Oeste Tur programou uma celebração pelos 26 anos de realização do evento. De acordo com os organizadores, a Paraíba será uma das homenageadas com o troféu ‘Amigos do Centro Oeste Tur’ durante coquetel de abertura na noite desta quinta-feira (10), no hotel K Hotel, em Goiânia. 

Menores seriam aliciadas para manter relações sexuais com detentos da Paraíba

Caso é investigado pela Polícia Civil da Paraíba e foi levantado após adolescente ter sido flagrada com documentos falsos em penitenciária
Divulgação/ Secom PB
Presídio PB1
Após uma menor ter sido flagrada com documentos falsos em um presídio da Paraíba, a Secretaria de Administração Penitenciária repassou para que a Polícia Civil do Estado investigue a existência de uma rede de aliciamento de menores que estariam sendo recrutadas para manter relações sexuais com detentos em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

O caso foi levantado nesta quinta-feira (10) e confirmado pelo secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino. Em entrevista ao programa Correio Debate da Rede Correio Sat, ele disse que as adolescentes mais bonitas e com condições financeiras precárias (carentes) estariam na mira dos aliciadores.

Segundo ele, os criminosos providenciam documentos falsos, oferecem dinheiro a essas menores e as colocam dentro das penitenciárias para entrarem como namoradas de apenados.

A Polícia Civil foi procurada para esclarecer sobre o andamento das investigações, mas ninguém se disponibilizou para repassar detalhes do caso.

Wallber disse que não pode caracterizar a situação como prostituição e deixou para a Polícia Civil investigar e designar os crimes identificados com essa prática, bem como as pessoas que estão por trás dos aliciamentos.



Treze vira aos 46 minutos do segundo tempo, se classifica e pode pegar Vasco da Gama

Na partida de ida, realizada em Minas Gerais, os dois times empataram por 1 a 1, resultado que ia se repetindo até os acréscimos nesta quarta
Futebol | Em 09/04/14 às 23h17, atualizado em 10/04/14 às 00h14 | Por Redação
Divulgação/ Assessoria de imprensa Treze
Torcida do Treze-PB
O resultado do primeiro jogo ia se repetindo, até que os 46 minutos do segundo tempo o atacante Fabinho Cambalhota recebeu dentro da área e garantiu a classificação do Treze para a segunda fase da Copa do Brasil. Em uma partida emocionante realizada no Estádio Presidente Vargas, o Galo da Borborema bateu o Tombense, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (9)
Na partida de ida, realizada em Minas Gerais, os dois times empataram por 1 a 1, resultado que ia se repetindo até os acréscimos nesta quarta. A decisão iria para os pênaltis, mas Fabinho Cambalhota colocou o Treze na segunda fase. O adversário será Vasco da Gama ou Tombense, que ficaram no 0 a 0 no primeiro jogo.
O jogo
Como o empate sem gols beneficiava os donos da casa, o Tombense iniciou a partida em cima do Treze. Aos 12 minutos, após boa troca de passes, Gian recebeu na entrada da área e soltou a bomba, mas para fora. A torcida presente no Presidente Vargas já começava a pegar no pé do técnico Leandro Campos e o time mostrava muito nervosismo em campo.
Mais tranquilo, o Tombense administrava a posse de bola e deixava o tempo passar. Depois de um início movimentado, a partida caiu de rendimento e ficou mais concentrada do meio-campo. Quase que o Treze chegou ao empate depois de um bate e rebate dentro da área. Douglas ficou com a sobra e chutou na trave.
Pressionado pela torcida, o Treze voltou do intervalo em cima e empatou logo aos três minutos do segundo tempo. Hudson recebeu dentro da área e chutou sem chances para o goleiro. Agora, a vaga à segunda fase seria decidida nos pênaltis. No entanto, os dois times estavam em busca de mais um gol e a partida ficou bastante aberta. A resposta do Tombense veio com Gian, mas Gilson defendeu com tranquilidade.
O time mineiro viu a situação ficar ainda mais complicada aos 20 minutos, quando Joílton fez falta dura em Jaílson e foi expulso pelo árbitro. Preocupado, o técnico Rogério Lourenço tirou o atacante Rafael e colocou o zagueiro Felipe Dias. Com um a mais, o Treze quase virou com Jaílson, que acertou um bonito voleio, mas pela linha de fundo.
Aos 36 minutos, Jonatas Belusso invadiu a área e chutou forte para segura defesa de Flávio. Apesar de buscar a vitória, o Treze encontrava dificuldades para furar o bloqueio adversário e a decisão se encaminhava para os pênaltis. No entanto, aos 46 minutos, Fabinho Cambalhota bateu de virada e garantiu a classificação para o Galo da Borborema.


10 de Abril de 2014

TV alemã vem à PB produzir documentário

TV alemã vem à PB produzir documentário
 Uma equipe de TV alemã chega à Paraíba nesta sexta-feira (11) para a produção de um documentário sobre as belezas naturais, a gastronomia e a cultura do Estado. Os jornalistas são da emissora ARD e vão preparar uma série de programas com o título ‘Wetlreisen – viagens pelo mundo’, que vão mostrar a região onde a seleção da Alemanha vai disputar os jogos da Copa do Mundo. Na primeira fase da Copa, os germânicos disputarão jogos em Salvador, Fortaleza e Recife. Os programas serão exibidos no noticiário da ARD durante o mês de maio. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) foi procurada pelo escritório da ARD no Rio de Janeiro e ofereceu toda logística para a vinda da equipe de reportagem.


As visitas têm início, nesta sexta-feira, pela cidade de Sousa, no Sertão paraibano. A intenção é fazer registros sobre o cultivo de coco na região conhecida pelas chuvas escassas e altas temperaturas. Ainda na sexta-feira, a equipe deve visitar a cidade de Teixeira para conhecer a Caatinga. De acordo com a jornalista Maria Adélia Mendonça, os programas sobre o Nordeste têm como proposta apresentar a Região ao telespectador alemão.


“Queremos retratar a natureza da Região com suas belezas, a pluralidade cultural, gastronomia diferenciada e original; a economia e as tradições culturais. Escolhemos o Nordeste pelo fato que a seleção alemã estará jogando em três capitais da região. Queremos apresentá-lo ao espectador alemão, não apenas como uma foto de bonitas paisagens, mas com histórias desses importantes brasileiros que fazem dessa região ser tão especial para o resto do país e do mundo”, afirmou Adélia.


No sábado (12), os jornalistas alemães vão para a cidade do Ingá, onde irão produzir reportagens sobre as ‘Pedras de Itacoatiaras’. A Secretaria de Turismo de Ingá vai disponibilizar todo apoio à equipe de reportagem. O roteiro dos alemães na Paraíba vai ser encerrado, em João Pessoa, na segunda-feira (14). Está prevista uma entrevista com um pescador artesanal.


A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a vinda da equipe de tevê alemã à Paraíba é fruto da realização da Copa do Mundo. “Eles querem mostrar ao público alemão como são as cidades onde a seleção deles vai jogar. Mas como João Pessoa e outras cidades paraibanas estão muito próximas das capitais, eles entenderam que seria ótimo mostrar o que temos de belezas naturais, de cultura e gastronomia. Isso é ótimo”, afirmou.


Serviço - A ARD é uma rede pública, com papel de TV educativa. A emissora mantém escritórios em 32 países, sendo líder de audiência nos noticiários. O website da emissora é www.ard.de.

Redação

10 de Abril de 2014

Espetáculo ‘A Paixão de Cristo’ é encenada neste final de semana

Espetáculo ‘A Paixão de Cristo’ é encenada neste final de semana
 Para comemorar a Semana Santa nada melhor de que um momento de reflexão com cultura. Essa é a proposta do espetáculo 'O Auto de Deus- 15 anos de Fé, História e Emoção' que será encenado neste sábado (12) e domingo (13), às 20h, na praça pública do Geisel em João Pessoa. A encenação da Paixão de Cristo tem a direção de Geovanny Vitorino, e texto do teatrólogo Everaldo Vasconcelos. A entrada é gratuita.


O elenco é formado por mais de 60 atores, que em sua grande maioria são moradores do bairro. Debutante, a peça reúne mais de 5 mil pessoas por ano que se emocionam com essa história de fé e esperança o Auto de Deus desenvolve-se em flashbacks, no qual Jesus, segundos antes de sua morte, narra a sua vida. Este fluxo de memória não obedece a uma ordem cronológica, mas ao peso dos fatos com relação ao momento em que vive naquele último instante. Com cenas fundem-se umas às outras simultaneamente.


“Temos de trabalhar bastante para realizar um espetáculo inesquecível. Afinal, neste ano estamos comemorando os 15 anos de história de uma das maiores montagens do gênero no estado”, diz Geovanny Vitorino, diretor e coordenador do Cenarium Grupo de Artes.


Em sua 15ª edição, traz novidades em efeitos especiais e três novos cenários que remontam os palácios no tamanho das antigas construções da Judéia, na época de Cristo. Além de um ballet com aproximadamente 15 bailarinos.


Paixão no Geisel


A Paixão de Cristo no bairro do Geisel começou em 1999 quando um grupo de jovens e crianças da Paróquia Santo Antônio de Pádua sentiram falta de uma apresentação durante as celebrações da Semana Santa. Eles se reuniram para ensaiar alguns trechos da Bíblia e os transformaram em esquetes, dai nasce a Paixão de Cristo entre outras produções.

Redação com Assessoria

08 de Abril de 2014

Feirão na internet ajuda consumidor a limpar o nome sujo

Feirão na internet ajuda consumidor a limpar o nome sujo
 A Serasa Experian está promovendo um feirão online para ajudar os consumidores endividados a limpar o nome. O evento vai até 17 de abril e a participação é gratuita.


Neste primeiro dia de feirão online, o site da Serasa apresenta lentidão. A empresa diz que o grande número de acessos causa o problema, e sugere que o consumidor continue tentando.


Mais de 90 empresas, entre bancos, prestadoras de serviços e redes varejistas, participam da ação, segundo a Serasa Experian.


Entre as participantes, pelo menos 36 prometem oferecer condições especiais de negociação durante o feirão, como descontos e parcelamentos. Nessa lista estão, entre outras, Anhanguera Educacional, Bradesco, Casas Bahia, CPFL, HSBC, Pernambucanas e TIM. Os descontos serão definidos caso a caso.


Consumidor precisa fazer cadastro

O consumidor que quiser negociar as dívidas online deve entrar no site do feirão e preencher um cadastro.


Nesta segunda-feira (7), o site apresentou lentidão em vários momentos do dia. Em nota, a Serasa Experian informou que "a área de cadastro do Feirão Limpa Nome Online da Serasa Experian está enfrentando lentidão devido ao alto volume de acessos simultâneos" e que que a empresa estava "trabalhando para normalizar os acessos".


Depois que fizer o cadastro, o consumidor será direcionado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas com as quais ele possui dívidas em aberto.


Ao clicar no nome da empresa, ele terá acesso ao histórico da dívida que está no cadastro da Serasa. Em alguns casos, o boleto para pagamento será oferecido diretamente na página. Em outros, ele terá de entrar em contato com a empresa por chat, e-mail ou telefone.


A Serasa Experian aconselha que, antes de negociar, o consumidor faça as contas para saber a prestação que caberá no seu bolso, lembrando de eventuais compromissos financeiros já assumidos.

Uol

09 de Abril de 2014

Campanha de doação de cabelos em JP faz sucesso nas redes sociais

Campanha de doação de cabelos em JP faz sucesso nas redes sociais
 A campanha "Doe cabelo e ganhe um sorriso" entra em seu segundo dia batendo recorde de arrecadação de doações. Mais de cem mulheres já cortaram os fios, que serão destinados a entidades de apoio a pessoas com câncer para a confecção de perucas. Quase todas as voluntárias fizeram questão de registrar o momento e postar nas redes sociais. A aluna de Jornalismo Jaynara Patrício deu adeus a cerca de 30 cm dos longos cabelos em prol da campanha. No Facebook, ela escreveu: "As pessoas que me conhecem sabem do amor que eu tenho por cabelos longos... Foi difícil... Mas na hora de decidir, não pensei duas vezes", e concluiu: "Fico feliz e de alma leve por fazer a minha parte".


A coordenadora do curso de Enfermagem, Kirlene Scheyla, também aderiu à campanha e postou a foto nainternet, parabenizando a todas as doadoras. Já a auxiliar de apoio acadêmico, Gardênia Almeida, fez o convite aos amigos: "Eu vou fazer a minha parte. Venha você também".


Mas não são só os alunos e colaboradores da Faculdade Maurício de Nassau que estão participando da campanha. A coordenadora de Nutrição, Lavoisiana Lacerda - que doou 18 cm da cabeleira loira - conta que crianças e até idosas também fizeram questão de doar. "Veio uma senhora com o cabelo cortado e a mexa na mão. Ela disse que estava muito feliz com a iniciativa e queria dar sua contribuição".


A idealizadora do projeto, professora Giovana Pina Vidal, está surpresa com o sucesso da campanha. "Imaginei que muitas pessoas iam ficar com pena de cortar o cabelo, mas como é para ajudar pessoas com câncer, que perderam o cabelo devido ao tratamento de quimioterapia, elas se empolgaram e ficaram felizes com a mudança de visual", explica.


A campanha "Doe cabelo e ganhe um sorriso" termina nesta quarta-feira. Quem quiser participar, basta ir à Faculdade Maurício de Nassau, na av. Epitácio Pessoa, 1213. O atendimento é na cobertura, das 18h30 às 22h.

Redação



Obrigado senhor!!!
Site de notícias da cidade de Patos, na Paraíba e de toda a região. Notícias, colunistas, mural de recados, vídeos e fotos dos principais fatos.
WWW.SUBMIT.10ENVOLVE.COM.BR





9 h · Instagram · 
LINCOLN... Como faz falta de um político assim em nosso País hj em dia, que faz jus ao voto do povo e que viveu em pró de um bem maior para toda humanidade, que foi o fim da escravidão.... Que falta faz um político que lute pelo povo... Eternamente FÃ desse POLÍTICO, e HOMEM que foi Abraham Lincoln.


02 de Abril de 2014

Fiat atrai 20 empresas à Paraíba e abre 2.200 vagas de trabalho

Fiat atrai 20 empresas à Paraíba e abre 2.200 vagas de trabalho
 O polo automotivo Fiat Chrysler, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco abriu 2.200 vagas e os interessados  podemcadastrar seus currículos no site www.fiat.com.br. Desde o início das obras da montadora, seis mil empregos já foram gerados, devendo chegar a oito mil no final deste ano, considerando as oportunidades das empresas fornecedoras. Cerca de 20 empresas do setor automotivo já confirmaram instalação em território paraibano.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, mais de 150 empresas do setor automotivo se instalarão na região da fábrica da Fiat e, dessas, 20 estarão na Paraíba. “A lista com o nome das empresas não poderei divulgar ainda, mas a vinda dessas 20 empresas para o território paraibano já é certa. Elas atuarão como fornecedores de produtos para Fiat”, contou.


Ele ressaltou ainda a importância dessas empresas para economia do Estado. “Além das ofertas de empregos, a chegada de novas empresas gera uma busca da população pela qualificação profissional. Tudo isso faz a economia do Estado girar e coloca a Paraíba em um patamar importante em âmbito nacional”, explicou Buega Gadelha. O presidente da Fiep completou, informando que o Senai irá instalar uma sede em torno do polo, visando oferecer cursos de capacitação para o setor automotivo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Fiat Chrysler, das 2.200 vagas, 850 serão de empregos diretos na própria empresa e outros 1.350 serão gerados pelos fornecedores instalados dentro do polo. As vagas abrangem diversas especialidades, como Técnico da área industrial, Engenharia, Administração, Medicina do Trabalho entre outras.

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Fiat Chrysler Pernambuco, Adauto Duarte, a contratação no polo automotivo será gradativa. “O número de vagas abertas pela Fiat Chrysler este ano é significativo e elas não se limitarão às áreas técnicas, mas abrangem as áreas administrativas, de gestão e de tecnologia. O nosso objetivo é atrair talentos da região de Pernambuco e dos demais estados do Nordeste”, afirmou.

Programa de valorização dos funcionários

A Fiat Chrysler criou também um programa de valorização dos funcionários que já trabalham na obra, oferecendo-lhes a possibilidade de capacitação para funções que serão demandadas na operação do polo automotivo. “O processo é muito aberto e qualquer interessado tem possibilidade de se aprimorar, estudar e se candidatar a um emprego”, destacou Adauto Duarte.

Obras estão em ritmo acelerado

A assessoria de comunicação informou que as obras seguem em ritmo acelerado, conforme cronograma programado. Atualmente, 75% das obras estão concluídas. Até agosto deste ano, serão finalizadas as obras de todos os prédios que integram a fábrica. Serão 16 empresas, que se instalarão em 12 edifícios e produzirão 17 linhas estratégicas de componentes. Isso resultará na geração de mais de oito mil empregos diretos suscitados pela Fiat Chrysler e seus fornecedores.

O polo de Goiana é uma fábrica completa de produção – de um lado entra aço em bobina, de outro sai carro. A nova planta é composta de cinco edifícios principais: prensas, funilaria, pintura, montagem e metrologia (ou Centro de Comunicação). Ao todo, a fábrica soma uma área construída de 260 mil metros quadrados, o equivalente a 26 quadras de rua.

Simulação

A Fiat Chrysler implantou um centro de simulação e treinamento, no qual os novos empregados recebem capacitação “on the job”, ou seja, colocam em prática a teoria aprendida. O centro conta com uma linha de operações idêntica à que existirá na fábrica, no qual o trabalhador pratica suas funções em um conjunto de equipamentos de última geração. Ao finalizar o treinamento, os profissionais passam a atuar como agentes multiplicadores, promovendo a transferência do conhecimento técnico adquirido para outros trabalhadores em processo de capacitação.


Correio da PB


    Um comentário:

      Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...