quarta-feira, 22 de abril de 2015

DIA DAS MÃES.... 10 DE MAIO DE 2.015








· 


Feliz. Dias das mães para todas as mães do mundo e que Deus proteja aquela mais gloriosa a minha mãe. Querida que estar sempre presente nunca esquecerei te amoooo !!!










Hoje é um dia muito especial para quem ainda tem sua mãezinha querida. Agradeço a Deus pela guerreira que é a minha mãe . Junto com meus 7 irmãos ela nos deu muito amor, carinho, e nos deu o exemplo de uma mãe que faz o impossível pelos filhos. Mãe dedicada, mãe amorosa, mãe batalhadora , mulher de uma Fé inabalável, onde nas suas orações diárias , temos a certeza que estamos incluídos nelas, com esta certeza , sabemos que estamos protegidos de tudo aquilo que venha á nos acontecer . Parabéns Mãe ! Te amo Emoticon heart
Também não posso esquecer de dar Parabéns as minha duas irmãs, a minha tia Toinha , que é uma tia muito especial, todas as minhas cunhadas, minha sogra, e a TODAS AS MÃES DA MINHA FAMILIA E DA FAMILIA DO MEU MARIDO ! FELIZ DIA DAS MÃES Emoticon smile Emoticon heart

· 



Participe do Dia das Mães!

Neste dia 10 de Maio/15, a partir das 13:30h a Radio Comunitária Arcoverde FM 104,9 comemora o Dia Especial das Mães. Será um programa interativo e participativo com mensagens, músicas, sorteios de prêmios e participação do ouvinte no ar.
Adquira o cupom especial dia das mães. Escreva uma mensagem para a sua a sua mãe e diga o que ela representa prá voce! E deposite em uma urna na radio.
Serão lidas as mensagens dos cupons sorteados.

Cada cupom custará R$ 1,00

Realização: Arcoverde FM 104,9

Apoio Cultural:

- Dra. Cilmara Palmeira - Advogada
- Dr Gustavos Nunes e Glebson Lima - Advogados
- SOFREIOS - Sá Junior
- Consórcio Nacional Honda - PRUXA
- Queijeira Lauro Linhares (Ip. dos Linhares) João Linhares
- Casa do Agricultor - Tonheiro
- Mercadinho Ideal - Boréu e Bevânia
- Skina Lanches - Filho de Adauto
- Regina Salgados - Vandim e Regina
- Nonato Professor - TPN
- Lojas Potiguar - Condado
- Padaria Santa Rosa - Geraldo de Dona Raimunda Gonçalves
- FRIGOSALES - Amanda Sales e Rotney
- Mercadinho NN - Neto
- LN Joias - Neto e filhos
- Hortifrutas - Chico de corró 
- Antonio de Pádua - construções
- Dorian construções
- Casa do Serralheiro - Dogival e Lúcia
- Drogaria Santana - Cida Lima
- Vereador Luiz dos Santos
- Vereador Toinho de Neves
- Vereadora Simone
- Artevânio Modas - Artevânio
-Lívia Savina Enxovais - Sandra
- O Varejão da Construção - Sueliton Santos
- Clínica de Alergia e Pneumologia de Patos - Dra. Anne Valéria
-Frigotil - Charles e Sandrinha
- Mercadinho Pacelli - Eugenio Pacelli
- Grão Gourmet - Denízio e Simone - Av. Epitácio Pessoa - João Pessoa - PB.
- Programa Viola da Minha Terra - Junior Izidro (V. Serrana)
- Construtora e Mercadinho Almeida - V. do Feijão - Jorginho e Jean;
- Salão Stylus - João e Fatinha
- Serralheria - Damião de Zé Branco
- Frigotil - Charles e Sandrinha
- Aledson Construções - Laedson Santos
- Tarimba de Carnes - Zé Delfino
- Comercial Arcoverde - Tiago Henriques
- Marcenaria São Francisco - Damião Pinheiro
- Bronzeamento Natural e Banho de Lua - Gerlânia - 81393732
- Shirley Ótica - "sua visão em boas mãos" - Org. Josa


Simone Alves Alves e Denizio Machado


ULTIMAS NOTÍCIAS DO FACEBOOK


‪#‎Repost‬ @soubotafogobfr ・・・RUMO AO TÍTULO!
Quem está muito ansioso para ser Campeão Carioca amanhã, CURTE!
Todos os Gloriosos Alvinegros juntos, domingo, no Maracanã!
...Ver mais




A companhia TAG Linhas Aéreas, que deverá começar a atuar no início de 2016 fazendo voos entre João Pessoa e Patos, já está contratando seus primeiros
GERAIS - PATOSONLINE.COM|POR FALECOM@10ENVOLVE.COM.BR


Compartilhem, pois esta é a prova de que o PT criou o SAMU para poder levar seus baderneiros para o protesto. Sim, com certeza este não é um professor, mas um médico cubano desembarcando da ambulância para atacar os indefesos professores.


Palácio do Planalto adere ao Maio Amarelo.
Durante todo o mês de maio, diversos monumentos, incluindo o Palácio do Planalto, vão receber iluminação amarela para chamar a atenção para a campanha que pretende alertar sobre o perigo dos acidentes causados no trânsito e educar para uma mobilização permanente da sociedade, ampliando a segurança ao volante e reduzindo as mortes nas vias.
‪#‎maioamarelo‬ ‪#‎governodilma‬


Dilma.pt: Site de apoiadoras e apoiadores da presidenta Dilma Rousseff nas Eleições 2014. Para o Brasil continuar mudando. Mais Mudanças, Mais Futuro....
BLOGDILMABR.COM


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa segunda-feira, 4 de maio, e vai até dia 22. A meta é imunizar 39,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença. ‪#‎VacinaGripe‬
47.115 visualizações




No terceiro e último vídeo divulgado nas redes sociais no Dia do Trabalhador, a presidenta Dilma Rousseff reforça a importância de evitar a violência e respeitar o direito de opinião e manifestação.
Confira!

Assista ao terceiro e último vídeo divulgado pela presidenta Dilma Rousseff para o Dia do Trabalhador. Ela fala sobre a importância de manter o diálogo entre...
YOUTUBE.COM


7 h ·
100 ANOS DA SECA QUE INSPIROU LIVRO
DE RACHEL DE QUEIROZ: “O QUINZE”
"Chegou a desolação da primeira fome. Vinha seca e trágica, surgindo no fundo sujo dos sac...
Ver mais
Publicação Sugerida
A Diabetes definitivamente não é uma sentença para toda a vida!
A maioria das pessoas acham que o único tratamento disponível é Injetar medicamentos o resto da vida. Eu também achava isso até pouco tempo, mas tudo mudou quando conheci um Médico Incrível.
Ele é Médico Pesquisador e baseado em alguns estudos cientificos desenvolveu um Método de Tratamento Natural e garante que a Doença pode ser revertida. A quantidade de pessoas que já estão se curando é impressionante, veja alguns depoimentos.
→→→ Clique na Imagem e Assista Esse Médico! ←←←


Partilha esta imagem para que Todos meditem sobre o assunto!
Agradecemos a todos que façam o seu comentário sobre a grave, mas, em muitos casos, idêntica situação que alguns Pais vivem hoje em dia.

Gilson Remigio Dos Santos compartilhou um link.
2 h ·


Na tarde desta quarta-feira (29) o Brasil acompanhou um dos episódios mais chocantes dos últimos tempos de criminalização das categorias que lutam por...
VERMELHO.ORG.BR|POR PORTAL VERMELHO

‪#‎DiadoTrabalhador‬, data comemorada internacionalmente, surgiu devido a uma manifestação de milhares de trabalhadores nos Estados Unidos, em 1886, que foram às ruas para reivindicar melhores condições do trabalho. Nessa época, ocorreu greve geral no país e repressão policial contra os manifestantes.
No Brasil, o primeiro de maio foi comemorado pela primeira vez em 1925, por decreto sancionado pelo então presidente da república Artur Bernardes.
Aproveitamos a data para l...

Ver mais



Luana Bezerra compartilhou a foto de Alberto Gambarini.
5 h ·


Em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política, centrais sindicais e movimentos populares do campo e da cidade se unem hoje (1), Dia do Trabalhador (a), a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista.


Você adicionou 3 novas fotos — com Patricia Costa.
3 h ·
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA ENGENHEIRO ARCOVERDE - ACENAVE
RADIO COMUNITÁRIA ARCOVERDE FM 104,9
CONSÓRCIO NACIONAL HONDA - PRUXA


Toinho Marques compartilhou um link.
1 h ·


"Doa a quem doer" Dilma Rousseff De acordo com a secretária de governo dos Estados Unidos, Hillary Clinton “Não há um parceiro melhor para iniciar esse...
JOVENSDESQUERDA.WORDPRESS.COM










Capa Cadernta GestanteO Ministério da Saúde está preparando um material de divulgação para o lançamento oficial da nova Caderneta da Gestante, que deve ocorrer entre abril e maio de 2015. Trata-se de uma iniciativa em conjunto com as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal.
A caderneta apresenta os direitos da gestante (antes e depois do parto), cartão de consultas, exames e vacinas (com espaço para anotações), dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, como tirar a certidão de nascimento do filho, entre outras informações. Há ainda espaço para a mãe anotar suas dúvidas, sensações e colar fotografias do período de gravidez.
Cabe ao profissional de saúde anotar neste material os dados do pré-natal realizado pela mulher, para que ela os tenha sempre consigo e outros profissionais possam consultá-los em caso de emergência.


De acordo com nota informativa publicada no Portal da Saúde, durante o ano de 2014, a Coordenação Geral da Saúde das Mulheres, em parceria com o Departamento de Atenção Básica, trabalhou na elaboração e publicação da nova Caderneta da Gestante para contemplar as diretrizes de boas práticas na assistência ao pré-natal, parto e nascimento propostas na Estratégia Rede Cegonha e alinhadas à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.


“Toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto e pode contar com a Rede Cegonha, uma ação de saúde do SUS que fortalece os direitos das mulheres e das crianças”
(Abertura – Nova Caderneta da Gestante).

Distribuição para todo o Brasil


A caderneta já está disponível em alguns locais e a distribuição será feita para todo o Brasil, conforme histórico de registro de gestantes dos municípios e a logística dos Correios. Também é possível acessá-la empdf.
Profissionais, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) podem contribuir com comentários e sugestões sobre a novidade, preenchendo um formulário disponível online.




Alimentação saudável

A mulher precisa de uma boa alimentação para se manter saudável e para que seu bebê possa se desenvolver e nascer com peso adequado. Se a gestante se alimenta mal, ela pode ficar anêmica e desnutrida. Seu bebê pode nascer com baixo peso, ter mais facilidade de ficar doente e demorar mais para se recuperar.   Uma alimentação saudável contém alimentos variados, limpos,frescos e em quantidade suficiente. É muito importante se preocupar com a qualidade e a quantidade dos alimentos. Tanto a falta quanto o excesso de comida podem fazer mal à saúde.  
Para uma alimentação mais saudável é preciso dar preferência a alimentos frescos e evitar alimentos industrializados, principalmente, refrigerantes e salgadinhos. A forma de preparo dos alimentos também é muito importante: sempre é melhor comer alimentos assados e cozidos do que fritos.

O Ferro

Mais temas

O ferro é um nutriente importante para uma gestação sadia e para o bom desenvolvimento do bebê na barriga da mãe.
A falta de ferro causa anemia, doença muito comum na infância, gestação e adolescência, períodos em que as necessidades destes nutrientes são altas, pois as mudanças no corpo são mais intensas. Por isso, a gestante precisa comer alimentos ricos em ferro, como:
• carnes de gado e aves;
• coração, fígado, rins, baço (passarinha) e outras vísceras;
• vegetais de vagens: feijão, lentilha, ervilha;
• vegetais de folhas verde-escuro: couve, taioba, agrião, salsa;
• melado de cana (melaço), castanha do Brasil, de caju e amendoim (gingoba)
O ferro é melhor aproveitado quando a gestante come alimentos ricos em vitamina C e A na mesma refeição.

A Vitamina C

A vitamina C ajuda a prevenir infecções, fraqueza muscular, sangramentos nas gengivas e a cicatrizar feridas. Alguns alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo:
• Frutas cruas: limão, laranja, abacaxi, caju, mamão, acerola, murici;
• Verduras cruas: folhas verde-escuras, pimentão.
• Legumes alaranjados e vermelhos: abóbora,cenoura;A vitamina A ajuda a prevenir diarréia, infecções, protege a visão e ajuda no crescimento do bebê no útero, além de fortalecer as defesas do organismo. Alguns alimentos ricos em vitamina A são:
• Folhas verde-escuras;
• Leite, manteiga, queijos;
• Gema de ovo;
• Frutos amarelos:manga, caqui, mamão, pequi;
• Frutos de palmeiras:buriti, pupunha,tucumã, dendê.

O Iodo

O iodo é importante para o desenvolvimento físico e mental. A falta de iodo no corpo da gestante afeta a formação do cérebro do bebê. Os alimentos que contêm iodo são:
• Sal iodado;
• Peixes e mariscos;
• Verduras, legumes e frutas plantados em terra rica em iodo, ou seja, em terras próximas do mar.

O Cálcio

O cálcio é importante para a gestante e para o bebê porque ajuda a formar e manter fortes dentes e ossos. Alguns alimentos ricos em cálcio são:
• Leite, queijo, coalhada e iogurte;
• Folhas verde-escuras;
• Gergelim;
• Peixes pequenos.
A gestante deve preparar, no máximo, comida para duas refeições por vez. Assim, ela não vai consumir comida antiga e diminui muito a chance da comida estragar. Deve também evitar frituras e valorizar os assados e cozidos.

O Ácido fólico

O ácido fólico, de alimentos como vísceras, feijão e vegetais de folha verde escura, ajuda a prevenir problemas no cérebro e na coluna do bebê.
Dicas para aproveitar melhor os alimentos e melhorar seu estado nutricional:
• Arroz e feijão é uma combinação rica em nutrientes. Um complementa o outro. O arroz fornece proteínas, carboidratos e algumas vitaminas. E o feijão é rico em ferro, fibras e também em proteínas diferentes das encontradas no arroz.
• Os alimentos da estação e da região são mais frescos, saborosos e nutritivos, além de mais baratos;
• Toda refeição deve ter pelo menos um alimento cru, que pode ser salada ou fruta;
• É melhor comer os alimentos logo depois de preparados. Alimentos requentados ou fervidos por muito tempo perdem nutrientes;
• As sobras de alimentos cozidos devem ser guardadas em geladeira (geleira) ou lugar fresco, cobertos por peneiras ou telas.
• A vasilha onde se guarda água deve ser tampada;
• Café, chá mate, chá preto, leite e derivados, chocolate e refrigerantes prejudicam a absorção do ferro e precisam ser evitados até duas horas após as refeições.
Todos têm direito de comer diariamente alimentos de qualidade e na quantidade necessária para ter saúde. Isso é segurança alimentar e nutricional.


Gestante com duvidaDurante os nove meses de gestação, há várias questões que as futuras mães ouvem e não sabem se podem considerar verdadeiras ou não. Veja aqui algumas delas e saiba o que é mito e o que é verdade.
1) A mudança da Lua influencia o parto?
Verdade. Durante a lua cheia e a lua nova, existe uma força maior para o centro da Terra, o que aumenta a pressão pélvica e, consequentemente, as contrações.
2) Grávidas sentem mais calor?
Verdade. A grávida tem aumento da temperatura basal – que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer atividade física.
3) A gestante pode fazer atividades físicas?
Verdade. As gestantes devem sim, continuar a fazer exercícios durante a gravidez, já que o sedentarismo nesse período pode apresentar riscos para a mulher e a criança. Mas é importante ter sempre um acompanhamento médico.
4) Gestantes não podem pintar o cabelo?
Verdade. Durante as primeiras 16 semanas de gravidez, não se pode usar tinturas para cabelo. Essas tinturas e os tonalizantes são compostos por substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e provocar malformações no feto.
5) Azia significa que o bebê é cabeludo?
Mito. A azia aparece porque os hormônios da gravidez irritam o estômago, por isso a grávida sente uma queimação. E, no final da gestação, a azia é causada porque o estômago fica comprimido pelo bebê, que cresceu.
6) Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal?
Mito. Quando a mulher passa por um parto cesariano, o útero é cortado e depois costurado. O ideal é que haja o intervalo de dois anos entre a cesariana e o parto normal. Passado esse período, não tem problema. Este intervalo é recomendado para prevenir o risco de que durante as contrações o útero possa se romper e causar hemorragia interna.
7) É perigoso fazer sexo durante a gravidez?
Mito. As mulheres podem fazer sexo tranquilamente se estiver tudo normal com a gravidez. A relação sexual com o parceiro é permitida durante todos os meses, já que a saúde do bebê não é prejudicada durante a relação sexual, apenas no caso da mulher apresentar sangramento e contrações.
8) Barriga redonda indica menina, e pontuda menino?
Mito. A forma da barriga não tem relação com o sexo do bebê, na verdade o formato da barriga depende do tamanho do bebê.
9) As grávidas precisam comer por dois?
Mito. Grávidas ou não, o importante é ter um prato variado e colorido, que contenha vegetais, frutas, legumes, carboidratos, proteínas e gorduras, além de muita água. Gestante, fique atenta ao controle do peso durante a gestação, siga sempre a orientação médica!
10) A mulher deve comer bastante canja e canjica, e beber cerveja escura para ter mais leite?
Mito. O importante é a gestante tomar bastante líquido. Lembrando que a bebida alcoólica não é aconselhável durante a gestação, pois o álcool pode causar aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro, assim como outras complicações da gravidez. No bebê, o álcool pode causar falta de crescimento, retardo mental, entre outros.
11) Ficar em jejum ajuda a diminuir o enjoo?
Mito. A mulher deve comer mais vezes e em menos quantidade se quiser diminuir a sensação de enjoo. Comidas de consistência mais mole e de temperatura morna ou fria são mais adequadas quando a gestante tem enjoo.
12) Na gestação, a mulher pode ter mais cárie ou perda de dentes?
Mito. A cárie e a perda de dentes são provocadas pela alimentação rica em carboidratos e falta de higiene bucal. É muito importante a escovação dos dentes, o uso de fio dental e visitas ao dentista.
13) Se a mãe não comer o que deseja, a criança vai nascer com a cara do desejo?
Mito. Nada acontece ao bebê se a mãe não comer o que deseja. Os desejos são causados por hormônios durante a gestação.
14) Grávidas podem dirigir sozinhas?
Após a trigésima segunda semana, é melhor não correr riscos. A partir daí, o bebê começa a se mexer mais, podendo distrair a mulher. Além disso, os reflexos ficam mais lentos. Andar no banco do passageiro é uma boa opção. Gestantes devem usar o cinto de segurança!



bebe-na-primeira-semana-de-vidaA chegada do bebê na família

A mãe e o bebê vão para casa! Que a chegada deles seja celebrada na família e na comunidade:
Ó Deus, toda comunidade vos agradece pelo dom da vida. Que esta criança seja o símbolo da presença do Senhor Deus.
Que cresça com o aleitamento materno, no conhecimento e no amor a Deus e ao próximo. Que seus pais lhe dêem o exemplo da fé e a eduquem na Palavra de Deus.
Que a paz, o bem, o amor e a ternura habitem em seu coração. Amém.
Os pais têm a responsabilidade de aceitar com amor a tarefa de cuidar e educar sua criança. E devem fazer isso de acordo com seus valores, seus costumes e sua fé. Uma das primeiras demonstrações de fé dos pais é apresentar a criança à sua comunidade religiosa. Nas famílias católicas, o Batismo é o sinal da entrada de uma pessoa na comunidade dos filhos de Deus. 

O bebê tem Certidão de Nascimento?

Mais temas


Pais vocês já tiraram a Certidão de Nascimento? Este é o primeiro documento da criança como cidadã. Se ainda não foi, o pai ou outra pessoa da família deve registrar o bebê o quanto antes.
Mas para que a criança se torne uma cidadã, precisa também que a família, a comunidade onde mora e toda sociedade garantam seus direitos.
“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária.” 
Os primeiros sete dias de vida do bebê, é o período mais delicado, pois doenças podem aparecerrapidamente e estas costumam ser graves. Além disso, a mãe ainda está se recuperando do parto.
Quando o bebê é o primeiro filho, os pais podem ficar inseguros, pois estão começando a aprender o que é ser pai e mãe. O casal que já tem outros filhos também precisa ser apoiado.


Alguem ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?

A mãe está mais sensível e precisa ficar à disposição do bebê o tempo todo. Seu humor e seus sentimentos variam: ora está calma, ora está nervosa; sente alegria, sente tristeza. Pode ficar preocupada por achar que não sabe cuidar do bebê ou inquieta pelos outros filhos, quando já os tem.

Ela precisa de ajuda e compreensão do companheiro e de outras pessoas para que não se canse e possa cuidar bem do bebê. Se as pessoas ajudam no serviço da casa e no cuidado com os outros filhos, ela se cansa menos. Se ela tem com quem conversar sobre o que está sentindo, fica mais calma e segura. Mulheres sem companheiro precisam ainda mais do apoio de outras pessoas.
As mães que cuidam do bebê com vontade e alegria, acariciando e sorrindopara ele, demonstram que a relação está começando bem. Nos primeiros dias após o parto, algumas mães podem ficar muito tristes e sem vontade de cuidar do bebê por algum tempo.
É muito importante que a mãe cuide do bebê com jeito e carinho. O companheiro e a família devem observar a relação mãe e filho. Quando a tristeza da mãe não diminui ou piora, é preciso que ela vá ao serviço de saúde, para que o médico avalie e indique o tratamento adequado.
O pai do bebê também pode ficar mais sensível, ansioso e se sentir abandonado. É que agora as atenções são todas para o bebê e para a mãe. E ele também pode ter medo de não saber como ajudar a cuidar do bebê.
O pai é muito importante para tanto na gestação como no nascimento e desenvolvimento do bebê, ele pode ajudar nos cuidados com o bebê. Pai ea mãe devem conversar e falar um com o outro sobre suas dúvidas e preocupações.
Os pais precisam contar com o apoio da família, dos amigos e da comunidade para fortalecer a solidariedade e ajuda-los a criar um ambiente de segurança, amor e saúde para o bebê.
“De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavas boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes.” Ef 4,29

a criança de quatro a cinco anosComo a criança pode aprender e se desenvolver

Nessa idade, a criança já consegue brincar de faz de conta sem usar os brinquedos, que são miniaturas dos objetos dos adultos. Por exemplo: ela fala que vai dar comida para sua filha, então imagina que está com um pratinho na mão dando comida para a sua boneca. Ou então imagina que é o pai no caminhão, pega uma coisa redonda, por exemplo, e começa a dirigir (conduzir).
A brincadeira de faz de conta ajuda a desenvolver o pensamento da criança, que agora se apóia em idéias e palavras. A criança aprende que pode pensar sobre uma coisa falando sobre ela. Por exemplo, ela fala “carro” e pode pensar muitas coisas sobre ele sem estar vendo o carro: qual sua cor, quantas rodas tem, como dirigir o carro.

As pessoas da família têm oportunidade de ler para as crianças?

A imaginação e o pensamento apoiado nas ideias e nas palavras são importantes porque ajudam a criança a ler e escrever.
Ler, escrever e contar são conhecimentos importantes para um cidadão. A criança começa a aprender isso nas conversas, brincadeiras e atividades que faz junto com sua família. Quando alguém lê para ela histórias da Bíblia, de revistas, de livros ou cartas de parentes, está ajudando para que entenda que coisas escritas comunicam idéias e notícias. Com isso ela pode começar a se interessar por aprender a ler.
A criança continua curiosa. Pode, por exemplo, perguntar de onde vêm os bebês, principalmente quando a mãe ou alguém que ela conhece está grávida. É bom responder somente o que ela perguntar, de forma bem simples e sem mentira.
a criança é estimulada a desenhar?A criança gosta de ouvir os pais contando casos da família, dos amigos. Gosta quando eles falam de coisas que valorizam, como seu trabalho, sua religião, seus sonhos. Assim, ela aprende também a contar seus casos e histórias e a ter seus próprios sonhos.

As pessoas da família valorizam e animam a criança a desenhar?

A maioria das crianças gosta muito de desenhar. Quando os pais valorizam o desenho, a criança se sente capaz, fica feliz e animada a desenhar mais.
Quase sempre a criança não desenha o que vê, mas o que sabe das coisas e o que acha mais importante nos objetos.
Agora, ela já pode desenhar formas que parecem o sol, bonecos e casas. A criança aprende que, pelo desenho, pode contar alguma coisa para outra pessoa. Por isso, o desenho também ajuda para que ela aprenda a ler e escrever.
A criança agora sabe falar o que faz, pensa e sente, usando muitas palavras e frases maiores. Responder às perguntas dela e ouvir suas opiniões é uma forma de mostrar atenção e respeito por ela.

a criança participa das atividadesAs pessoas da família mostram ou convidam a criança a participar de suas atividades?

A criança continua gostando de fazer certas atividades da casa junto com os adultos: brincar de varrer o chão ou lavar uma roupa, dar comida para os animais. Ela gosta muito de aprender o que eles fazem no trabalho. Quando pode participar de atividades junto com os pais e irmãos maiores, ela aprende a ajudar os outros, se sente mais capaz e começa a entender o valor do trabalho para as pessoas.
Por volta dos cinco anos, a criança gosta de participar de jogos em que precisa seguir regras. Por exemplo, o jogo de dominó - em que só pode juntar peças com quantidades iguais; na amarelinha - em que precisa esperar sua vez e não pode pular pisando na linha. É bom os adultos jogarem com ela. Assim, podem, pelo exemplo, ensinar a ela a conviver bem, respeitando os outros.
O contato com plantas e animais faz a criança aprender a gostar e a respeitar a natureza. Mas a família precisa ensinar à criança sobre os animais perigosos, como cobras, aranhas, escorpiões e mostrar as plantas que são venenosas, para que ela aprenda a se defender deles.

Mais temas




ATENÇÃO
Se a criança for agredida por algum animal, o local deve ser lavado com água e sabão e a criança examinada para saber se é necessário tomar soro ou vacina. Se ela colocar na boca uma planta venenosa, é preciso que seja levada , com urgência, ao médico.
A família deve tomar cuidado com pessoas estranhas na comunidade, procurando saber quem são e o que fazem. É preciso ensinar à criança que ela não deve acompanhar ou ir na casa de pessoas que sua família não conheça.
É bom a família ensinar para a criança o nome do lugar onde moram e o nome completo dos pais. Com isso, no caso de se perder, ela não fica tão assustada e pode indicar onde fica sua casa.
É preciso que a família tome cuidado para que a criança não brinque com fogo e não fuja para a rua. Ficando sozinha fora de casa, ela pode ser atropelada, pode se afogar em lagoas, rios, valetões, piscinas e pode também ser seqüestrada (raptada).
Hoje em dia, a maior parte das famílias no Brasil tem televisão em casa. As crianças, desde bem pequenas, assistem não só aos programas feitos para elas, mas também aos de adultos. Isso varia em cada família. A televisão é, portanto, uma das fontes das quais as crianças recebem informações e exemplos de comportamento.
Para entender aquilo a que assiste, a criança precisa encontrar, na família, momentos para conversar e brincar sobre o que a televisão apresenta.
Ainda não se sabe bem em que a televisão ajuda e em que prejudica o desenvolvimento da criança. O que se sabe é que assistir à televisão muitas horas por dia prejudica a criança: não é recomendável que a televisão substitua as brincadeiras e as conversas com a criança.













1- Faça pratos pequenos

o bebê tem estomago pequeno, por isso a quantidade de comida também deve ser pequena. Não force ele a comer a quantidade que você acha apropriada. Caso ele não queira comer, espere meia hora e ofereça novamente. Se mesmo assim ele não comer, não ofereça outras alimentos no intervalo entre as refeições e adiante um pouco a próxima refeição.
papinhas: faça pratos pequenos

 

2- Invista em ingredientes variados

A papinha do bebê precisa ter os três grupos alimentares, os construtores (carnes de boi, frango, peixe, feijão, ervilhas, proteínas), energéticos (arroz, macarrão, batata, carboidratos em geral) e reguladores (legumes, verduras, fibras)
papinhas: invista em ingredientes variados

 

3- Evite alimentos que não são nutritivos

Açúcar, frituras, enlatados, refrigerantes, balas, salgadinhos e outros alimentos com alta concentração de gorduras devem ser evitados, principalmente nos dois primeiros anos.
papinhas: evite alimentos que não são nutritivos

 

4- Atenção na consistência da papinha

A papinha do bebê deve ter uma consistência pastosa. Nunca passe a papinha pelo liquidificador ou processador, esmague os alimentos com um garfo e aos poucos vá deixando pedaços maiores, para incentivar a mastigação do bebê.
papinhas: atenção na consistência da papinha

 

5- A família toda deve comer direito

Os pais são exemplo para os filhos e na alimentação não é diferente. Toda a família deve ter o hábito de comer frutas e legumes.
papinhas: a família toda deve comer direito

 

6- Comida de criança tem que ser gostosa

Capriche nos temperos naturais na hora de preparar a papinha. Escolha alimentos frescos, da sua região e da safra. Diminua o sal usando temperos como salsinha, cebolinha e manjericão.
papinhas: comida de criança tem que ser gostosa

 

7- Tenha uma rotina e horários

Também na hora da alimentação é necessário criar uma rotina, respeitando os horários. Com isso a criança começa a entender o seu metabolismo, o que é ter fome e o que é estar saciada.
papinhas: tenha uma rotina e horários

 

8- Faça pelo menos uma refeição com seu filho

Fazer a refeição com seu filho ajuda ela a associar o momento de comer com um momento de prazer e a estimula a ter hábitos mais saudáveis.
papinhas: faça pelo menos uma refeição com seu filho

 

9- Desligue a TV na hora da refeição

O hábito de comer na frente da televisão pode fazer com que a criança não preste atenção no alimento e na sua saciedade, correndo o risco de comer a mais, sem precisar.
papinhas: desligue a tv na hora da refeição

 

10- Organize sua vida para fazer a alimentação

Fazer a alimentação das crianças em casa é mais saudável e mais econômico. Organize a rotina da família e faça um cardápio para a semana. Você pode fazer a papinha diariamente ou uma vez por semana e congelar.
 papinhas: organize sua vida para fazer a alimentação

SAIBA MAIS





UTILIDADES PÚBLICA
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Joao Santos e Jose Almeida compartilharam a foto de Silmar Coelho.

Joao Santos e Jose Almeida compartilharam um link.


Procurador convoca parlamentares mineiros para discutir pedido de abertura de inquérito contra Aécio Neves; em Minas auditoria sobre tucanato é cercada de...
BR29.COM.BR




Joao Santos e Jose Almeida compartilharam um link.


CAPAMUNDO 18/02/2015 Suiça: Surgem os primeiros nomes ligados ao PSDB com contas “recheadas” de dólares Os internautas acharam um nome genial...
BR29.COM.BR




Joao Santos e Jose Almeida compartilharam um link.


O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta quinta-feira (23), o reconhecimento da situação de emergência em 170 municípios paraibanos...
GERAIS - PATOSONLINE.COM|POR FALECOM@10ENVOLVE.COM.BR



Jose Almeida e Partido dos Trabalhadores compartilharam um link.


César Ponce de Leon fazia parte da direção da Alstom no Brasil. Promotor de Justiça alega que executivo não foi localizado para depor
PT.ORG.BR




Joao Santos e outras 2 pessoas compartilharam um link.


Ativistas da organização não governamental Greenpeace fizeram hoje (23) uma ação, em frente ao Palácio do Planalto, para pedir ao governo que incentive o uso da energia solar; em um caminhão parado em frente à sede do Executivo...
BRASIL247.COM|POR BRASIL 24/7




Jose Almeida compartilhou um link.
59 min ·


De todos os sobrenomes de brasileiros envolvidos no chamado ‘Swissleaks’, nenhum chama tanta atenção quanto Steinbruch Ao todo, a chamada ‘Família...
BR29.COM.BR




A BIZ 125 levou o Moto de Ouro 2015 na sua categoria.
E a Honda mais 4 prêmios: Melhor Negócio, Qualidade, Publicidade e Meio Ambiente.




Jose Valdo de Oliveira adicionou 891 novas fotos ao álbum:Condado de todos nós. — com Junior Cavalcante.


E agora Dr. Moro. Desmoralizado, a máscara caiu....


Juiz da Lava Jato pode ter cometido um erro crasso ao prender a cunhada de João Vaccari Neto.
NETCINA.COM.BR








‪#‎Fiscalização‬: A participação social é um mecanismo fundamental de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.
Contribua com o bom uso do dinheiro público, enviando ‪#‎denúncias‬ parahttp://www.cgu.gov.br/denuncias

VISITA DE ESTADO
A presidenta da República da Coreia, Park Geun-hye, foi recebida nesta sexta-feira (24) pela presidenta Dilma Rousseff. Durante a visita de Estado, foram firmados 11 acordos de cooperação.


NOTÍCIA

Mercado de trabalho reage e tem saldo positivo em março

Emprego e Renda

Foram criados 19.282 novos postos de trabalho, e Ministério do Trabalho e Emprego estima que abril terá melhor resultado
por Portal PlanaltoPublicado23/04/2015 17h03Última modificação23/04/2015 19h25
O Brasil criou 19.282 novos empregos formais em março de 2015, números divulgados hoje pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado interrompe uma sequência de três meses de queda no nível de emprego formal e também é superior ao registrado em março de 2014, quando foram criados 13,2 mil postos de trabalho. E representa acréscimo de 0,05% em relação ao mês anterior.
Os dados foram divulgados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, nesta quinta-feira (23).
Embora o saldo positivo de março ainda não seja suficiente para superar a redução de emprego nos dois primeiros meses do ano, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que a situação será revertida nos mês de abril.
Em termos setoriais, os dados mostram que dos oito setores da economia, quatro registraram crescimento, com destaque para o setor de Serviços, que gerou 53,8 mil vagas.


SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO


Nesta seção são divulgadas as informações sobre o Sistema de Informações ao Cidadão (SIC), pertinentes ao seu funcionamento, localização e dados de contato no âmbito da Presidência e da Vice-Presidência.
Para acessar o Sistema de Solicitação de Acesso à Informação do Poder Executivo Federal e preencher o formulário de solicitação de informação clique aqui.
Para atendimento presencial, utilize o endereço abaixo:
SIC no Palácio do Planalto
Localização: Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, Anexo I, Ala B, sala 107. Cep: 70150900
Horário de funcionamento: 9h às 18h
Telefone do SIC: (61) 3411-5964 / 5965 
E-mailsicplanalto@presidencia.gov.br 
Nome dos servidores responsáveis pelo SIC Palácio do Planalto:
- Débora de Souza Januário 
- Sheila Oliveira Vieira Araújo
- Francismar Ribeiro Martins
Para consultar o SIC dos demais órgãos da Presidência da República, acesse o site do próprio órgão.


FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

MEC anuncia novo prazo para renovação do Fies



Em 2015, um total de 242 mil novos alunos aderiu ao programa federal que ajuda a bancar cursos numa instituição superior de ensino.

por Portal BrasilPublicado22/04/2015 18h24Última modificação22/04/2015 18h31
O Ministério da Educação informou que 84% dos 1,9 milhão de estudantes do Programa de FINANCIAMENTOEstudantil (Fies ) já renovaram seus contratos para este ano. Faltam 296 mil alunos para regularizar sua situação. Em 2015, um total de 242 mil novos alunos aderiu ao programa federal que ajuda a bancar cursos numa instituição superior de ensino.
governo definiu novas regras para os estudantes terem acesso ao Fies. O estudante que obtiver média inferior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever no Fies. Além da média mínima, o candidato também não pode zerar na redação. Estão isentos dessa regra os professores da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
No mês passado, o governo anunciou a revisão “contrato por contrato” os benefícios (Fies) para evitar reajustes abusivos nas mensalidades dos cursos financiados pelo programa. Pelas novas regras, as instituições devem respeitar o limite de reajuste de até 6,4%, equivalente à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014.
Foi criado um grupo de trabalho para analisar as mensalidades. Fazem parte desse grupo dois representantes da Secretaria de Educação Superior (Sesu); dois do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); um representante da Consultoria Jurídica do Ministério da Educação e três da da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça (MJ).
Fonte:


TELEFONIA MÓVEL
Representantes das empresas de telefonia móvel que operam no Brasil  se comprometeram a dar esclarecimentos aos consumidores sobre os serviços oferecidos através dos veículos de comunicação

Operadoras devem informar sobre uso de serviços de celular

Representantes das empresas de telefonia móvel que operam no Brasil se comprometeram a dar esclarecimentos aos consumidores sobre os serviços oferecidos através dos veículos de comunicação.














Um comentário:

  1. São 14 anos proporcionado aos condadenses esse importante evento.
    Os filhos ausentes que estão espalhados por esse Brasil afora terão a oportunidade de interagir com o programa da radio ao vivo através do telefone ou do facebook
    99338302 e pruxa2011@hotmail.com

    ResponderExcluir

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...