sábado, 30 de janeiro de 2016

ULTIMAS NOTÍCIAS 30 DEJANEIRO DE 2016

Palácio do

Planalto

Presidência da República

Dilma participa de mobilização para eliminação de criadores do Aedes aegypti



Visita ao Corpo de Fuzileiro Naval no dia de
mobilização do governo para eliminação de possíveis
criadores do Aedes aegypti




Presidenta Dilma Rousseff durante visita ao
Corpo de Fuzileiro Naval. No dia de mobilização
do governo para eliminação de possíveis
criadores do Aedes aegypti.
A presidenta destacou o papel das Forças Armadas
no combate ao mosquito. (Brasília - DF, 29/01/2016)
 Visita e realização de videoconferência na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus - 01
Visita e realização de videoconferência
 na Sala Nacional de Coordenação e
Controle para Enfrentamento da
Dengue, Chikungunya e Zika Vírus


Dilma propõe na Cúpula da Celac cooperação
no combate ao vírus da zika


A "batalha [não está] perdida. Se nós todos não nos unirmos, e se a população não participar, nós perdemos essa guerra", afirmou a presidenta. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Em seu discurso na Cúpula de Chefes de Estado e de governo da Celac, nesta quarta-feira (27) em Quito, no Equador, a presidenta Dilma Rousseff propôs aos países-membro uma ação de cooperação no combate ao vírus da zika e à microcefalia. Considerando que vários países da região já têm experiência no combate à dengue, cujo vírus também é transmitido pelo Aedes aegypti, a presidenta defende que a ação mais imediata seja a de difusão das melhores práticas, seguida pela cooperação no campo da pesquisa científica e tecnológica.
Em entrevista a jornalistas após seu discurso, Dilma ressaltou que será feita uma reunião do Mercosul na próxima terça-feira (2) em Montevidéu, Uruguai, para tratar do combate ao vírus. O encontro será aberto à participação dos demais países. A Celac também realizará uma reunião específica de seus ministros da saúde.



Perguntada pelos jornalistas, a presidenta esclareceu a posição do governo no combate ao vírus da zika, de que é necessária uma união de esforços para não se perder esta guerra. Ela defendeu o trabalho do ministro da Saúde, Marcelo Castro.

“A batalha [não está] perdida, não. Isso não é o que ele [Castro] está pensando, nem o que ele diz. O que o ministro disse, é o seguinte: ‘Se nós todos não nos unirmos, e se a população não participar, nós perderemos essa guerra’. Absolutamente certo.”
Ela ainda respondeu que está satisfeita com a atuação do ministro, e destacou o trabalho que ele tem desempenhado para estabelecer a cooperação entre o governo e os laboratórios no exterior em relação à pesquisa de vacina contra a dengue.

Forças Armadas e dia da faxinaA presidenta citou ainda o envolvimento das Forças Armadas como um dos vetores de organização do combate para a erradicação física dos criadouros do mosquito e de conscientização da população.
“Para que as pessoas percebam que não é algo que você possa adiar, fazer depois. E de agora até junho nós temos de fazer isso”, disse.


PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E UTILIDADE PÚBLICA



Foto de Raimundo Alves Gomes.



Ministro convoca gestores municipais para o combate ao Aedes


Em encontro que reuniu mais de 140 gestores, Marcelo Castro reforça a importância da atuação das prefeituras e dos governos do estado para o sucesso da mobilização nacional
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, participou na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, em Brasília, da abertura do Conselho Nacional de Representantes Estaduais, o CONARES. A reunião contou com a presença de aproximadamente 140 gestores municipais. Esse é o principal momento em que representantes do setor se reúnem para debater e executar políticas públicas voltadas para aperfeiçoar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.



Plano Nacional de Enfrentamento


 Combate a Dengue, Chikungunya e Zika

Conheça a diferença entre as três doenças, seus principais sintomas, tratamento e como se prevenir. Entenda a como se dá a infecção do vírus Zika e sua relação com a microcefalia.


Foto de Raimundo Alves Gomes.


O QUE É A DENGUE?

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

Fonte: Ministério da Saude


COMO A DENGUE PODE SER TRANSMITIDA?

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue. Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.



QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil... diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde

QUAL O TRATAMENTO PARA A DENGUE?

Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.
Fonte: Ministério da Saúde

COMO PREVENIR DA DENGUE?

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

Fonte: Ministério da Saúde


COMO DENUNCIAR OS FOCOS DO MOSQUITO?

As ações de controle da dengue ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.

Fonte:Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...