quinta-feira, 3 de março de 2016

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, UTILIDADE PÚBLICA, INFORMAÇÃO, CULTURA, ESPORTES E MÚSICAS...

Governo da PARAIBA

Saúde divulga boletim da dengue, chikungunya e zika vírus, do mês de fevereiro

quinta-feira, 3 de março de 2016 - 13:05 - 






A Paraíba notificou 8.116 casos prováveis de dengue no período de 1 a 27 de fevereiro. Se comparado aos 911 casos notificados em fevereiro do ano passado, o aumento é de 790,88%, revela boletim divulgado nesta quinta-feira (3) pela Gerência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde.
Quanto à circulação viral de zika, este ano, exames laboratoriais já comprovaram sua presença nas cidades de Caldas Brandão, João Pessoa e Campina Grande, enquanto em 2015 o vírus foi detectado em João Pessoa, Campina Grande, Olivedos e Cajazeiras.
No caso da chikungunya, há circulação viral em Monteiro, Coremas e João Pessoa. Em 2015, houve a confirmação em Monteiro.
Quanto aos óbitos referentes à dengue, foram registrados oito (1 em Campina Grande; 2 em Monteiro; 1 em Sapé; 1 em Pilões; 1 em Caiçara; 1 em João Pessoa e 1 em Bayeux), que estão sob investigação.
Quanto à incidência da dengue (casos/100 mil habitantes), em 2016 a é de 204,31. No mesmo período de 2014 e 2015 foi registrado, respectivamente, 18,48 e 22,93. “Diante destes dados, é de extrema importância traçar, executar e intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, numa parceria entre as gestões federal, estadual e municipal, com o envolvimento da população”, alertou a gerente executiva da Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.
A gerente lembra que a SES desenvolveu uma Plataforma de disponibilização de dados WEB, que pode ser consultada pelo link https://cafhbj.cartodb.com/viz/de03e782-e019-11e5-8c86-0ea31932ec1d/embed_map

Chikungunya

De 1 de janeiro a 29 de fevereiro de 2016, registrou-se 81 casos notificados como suspeita da febre. “É bom ressaltar que a oportunidade do exame sorológico para chikungunya é do 1º ao 7º dia e 16º ao 45º dia de início de sintomas, não sendo oportuna a coleta entre o 8º ao 15º dia”, lembrou Renata. 

Zika Vírus
Na Paraíba existem, atualmente, três Unidades Sentinelas do vírus zika implantadas em Bayeux, Campina Grande e Monteiro, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Desde o dia 17 de fevereiro deste ano, ficou instituída a notificação obrigatória para todos os casos suspeitos de zika (Portarias GM Nº 204 e 205). A notificação deve ser registrada no Sinan Net.
Os casos suspeitos de zika em gestantes e óbitos suspeitos da doença devem ser comunicados à SES em até 24 horas pelas Secretarias Municipais de Saúde, pelo telefone 9-8828-2522 (Cievs) e ao Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (3218-7493).
Vigilância ambiental
Nem o volume de ações voltadas à prevenção e controle – sobretudo o trabalho dos agentes de controle de endemias, vistoriando imóveis à procura de criadouros do mosquito – impediram o aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika em fevereiro.
Diante disso, o acompanhamento das ações de controle vetorial, pelo Programa Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, passou a ser diário nos imóveis.
Considerando a recomendação do Plano Nacional de enfrentamento da microcefalia de visitar 100% dos imóveis, desde 4 de janeiro foram identificados 48.255.730 focos do Aedes aegypti em 221 municípios.
Mais de um milhão de residências foram visitadas por agentes de combate a endemias e de saúde no Estado. Em 31 cidades visitas foram feitas pelo Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Renata alerta a população no sentido de que, historicamente, o período de maior incidência de casos de dengue ocorre entre as semanas 5ª e 21ª, que correspondem aos meses de janeiro a maio. “No entanto, a adaptabilidade do vetor às características dos imóveis e os invernos mais quentes têm proporcionado entrada de casos o ano inteiro”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde.
Ações pra 2016 – A SES distribuiu com agentes de endemias kits de combate ao mosquito nos 223 municípios, contendo: 1 bolsa de lona; 2 camisas; 2 bonés; 2 repelentes; 2 protetores solares; 1 trena; 1 prumo de profundidade; 1 lanterna led; 1 prancheta; 1 lápis grafite; 1 caneta esferográfica e 1 borracha.
Fez treinamento sobre dengue, zika e chikungunya em fevereiro, com 412 profissionais de hospitais da Paraíba.
Aplicativo Aedes na Mira – O Governo do Estado da Paraíba lançou no dia 16 de dezembro de 2015, um aplicativo nas plataformas Android e IOS para a população denunciar a presença de focos do Aedes aegypit, através de qualquer dispositivo móvel (celular, tablet, etc.).


Ricardo anuncia ações e programação alusiva ao Dia da Mulher

quarta-feira, 2 de março de 2016 - 18:24 - 



O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (7), às 10h, no Teatro Paulo Pontes do
 Espaço Cultural, em João Pessoa, a campanha “Direitos Garantidos, Vidas em transformação – Paraíba:
Mulher Forte e de Valor”, com anúncio de várias ações do Governo do Estado em comemoração ao Dia 
Internacional da Mulher – 8 de Março.
Entre as ações, o governador Ricardo Coutinho assinará convênio entre o Projeto de Desenvolvimento 
Sustentável do Cariri (Procase) e 19 organizações de mulheres dos cinco territórios atendidos pelo 
projeto. Também serão entregues cheques da Linha do Empreender Mulher para mulheres 
trans (pessoas que nasceram com sexo biológico masculino, mas que possuem identidade de 
gênero feminina).
Outra ação importante será a posse dos membros do Fórum Estadual de Enfrentamento da 
Violência Contra as Mulheres do Campo e adesão da Rede Estadual de Educação ao programa 
“O Valente não é violento”, da ONU Mulheres.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, a programação 
conta com mais de 50 atividades, e seguirá durante todo o mês de março em vários municípios. 
As ações são realizadas em parceria com outros órgãos do governo, como Saúde, Educação, Cultura,
 Desenvolvimento Humano e Segurança Pública.lr – * de mraço
Na área cultural, o destaque é para os shows de Flávia Wenceslau e do concerto Prima Mulheres, 
nesta terça-feira (8), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, às 20h. Também, às 19h, o rol da 
sala de concertos, acontecerá o lançamento do livro Catação: olhar juvenil sobre os catadores e 
catadoras.
Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, outra ação importante 
será “Dia D de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres”, quando ocorrerão, durante todo 
o dia 8 de Março, ações paralelas nas 11 Delegacias das Mulheres do Estado, com panfletagem
 e orientação em espaços de circulação da população.

Dia D de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres
Hora: 8h
Bayeux – Av Liberdade – Em frente ao Restaurante Popular
Cabedelo Br 230 – Km 3
Campina Grande – Terminal de Integração
Guarabira – Praça Lima Moura – Centro
João Pessoa – Mangabeira VII
Monteiro – Centro da Cidade
Queimadas – Centro da Cidade
Patos – Praça Coração de Jesus – Centro
Santa Rita – Centro da Cidade
Sousa – Centro da Cidade

Conferência Estadual da Pessoa Idosa discute ações para terceira idade

quinta-feira, 3 de março de 2016 - 10:53 -


Sistema de Garantia de Direitos


A abertura da 4º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa reuniu cerca de 300 participantes e autoridades, em João Pessoa, na noite dessa quarta-feira (2), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.
O evento realizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde segue até esta quinta-feira (3) discutindo três eixos temáticos: Gestão (Programas, Projetos e Ações), Financiamento, Participação e
A secretária executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Sousa, destacou, na abertura do evento, as ações do Governo do Estado para as pessoas com 60 anos ou mais, algumas, inclusive, pioneiras no Brasil. 

Ela citou o projeto habitacional Cidade Madura, um condomínio exclusivo para pessoas da terceira idade com acessibilidade e total infraestrutura; o Projeto Acolher que beneficia idosos institucionalizados, além dos grupos da terceira idade com oficinas de memória, atividade física que funcionam nos Centros Sociais Urbanos, entre outros.  


A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, professora Margarida Maria Silva Gomes, destacou a importância de discutir os direitos da pessoa idosa.  “Vamos fazer com que o idoso se apodere cada dia mais do seu espaço, então estamos todos juntos para mais políticas públicas voltadas para a pessoa idosa e fazer cumprir o estatuto da pessoa idosa”, ressaltou. Ao todo, 17 delegados vão participar, em Brasília, da Conferência Nacional, que será realizada em abril.

Mesa de abertura – Ainda participaram da mesa de abertura, a secretária executiva da Educação, Luciane Coutinho; o promotor de Justiça, Valberto Lira; a deputada estadual Estela Bezerra; o presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Luiz Legnani e o representante dos idosos, Manoel Reis.
Também participam da organização da Conferência a gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Andrade, além da gerente executiva de Assistência Social, Patrícia Oliveira e técnicos das secretarias.
Apresentação cultural – Na noite de ontem, os participantes assistiram ao espetáculo de dança apresentado pelo Grupo Fênix, com todos os integrantes da terceira idade.



02/03/2016 17:09Nordeste

Mapa vai apoiar produção de ovinos e caprinos na Paraíba

Kátia Abreu diz ao governador Coutinho que governo dará assistência técnica e qualificação profissional aos produtores mais pobres do estado
A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o governo federal vai apoiar o desenvolvimento da criação de caprinos e ovinos na Paraíba. A decisão foi anunciada, nesta quarta-feira (2), durante reunião da ministra com o governador do estado, Ricardo Coutinho.
O Mapa vai selecionar produtores na região do Cariri para ingressar no programa de ascensão da classe média rural, chamado Oportunidade. O programa oferecerá assistência técnica e qualificação profissional e incentivará o associativismo e o cooperativismo entre produtores das classes D e E. O objetivo é aumentar a renda desses agricultores e elevá-los à classe C.

Kátia Abreu: Mapa investirá em ações voltadas a produtores paraibanos (Noaldo Santos)

A região do Cariri, segundo dados do governo da Paraíba, tem rebanho de 200 mil cabeças de caprinos e ovinos e é atendida por 16 laticínios vizinhos. Os agricultores têm vocação e tradição na criação desses animais e se encaixam no perfil contemplado pelo programa do Mapa, que será executado em parceria com o Sebrae.
“Estamos procurando produtores que precisam apenas de um empurrão do poder público. Vamos de porteira em porteira para identificá-los. Mas é importante também cruzar o perfil de produção com estrutura. As regiões escolhidas são aquelas que já têm agroindústrias e beneficiadoras capazes de receber a produção local”, explicou a ministra.
O governador pediu apoio ao Mapa para investir em assistência técnica e melhoramento genético do rebanho. “A Paraíba já é um estado tradicional na caprinocultura. Agora é essencial que nossos produtores recebam assistência técnica especializada, além de aquisição de matrizes e reprodutores, sêmens, hormônios”, disse Coutinho.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de comunicação social
Priscilla Mendes
priscilla.mendes@agricultura.gov.br
imprens@agricultura.gov.br





ASA Brasil - Articulação no Semiárido Brasileiro






Comercialização


O agricultor e poeta Eusébio Cavalcante apresenta o programa que afirma que "se o campo não planta, a cidade não janta". Ele mora na área rural do município de Remígio (PB) e conversa com Dona Maria de Jesus, do município de Crateús (CE), Seu Rafael Justino, de Bom Jardim (PE) e Jorge Rodrigues Pereira, de Felisburgo (MG). A edição conta sobre valores e desafios para a agricultura familiar permanecer oferecendo sabores e saberes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...