sábado, 17 de dezembro de 2016

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, UTILIDADE PÚBLICA, INFORMAÇÃO, NOTÍCIAS, CULTURA ESPORTES E LAZER... MUNICÍPIO DE CONDADO - PB.

CONDADO – PARAÍBA

   “AS NASCENTES DE UM POVO FORTE”





CONSTRUÇÃO AÇUDE

AÇUDE ENGENHEIRO ARCOVERDE
A imagem pode conter: 1 pessoa

Resultado de imagem para IMAGENS PERIMETRO CONDADO PB
Resultado de imagem para IMAGENS PERIMETRO CONDADO PB





SÍMBOLOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO

• Hino Oficial, Bandeira, Brasão ou escudo.




Hino de Condado - PB

Encravada no Alto Sertão
Minha Terra querida está (bis)
É Condado do meu coração
Para sempre eu quero te amar


Condado és meu céu
Condado és pomar
Quem tem frutos tão doces qual mel
E não param de sempre brotar
Condado tu me ensinas
És fonte do saber Tuas águas são bênçãos divinas Meu amor para sempre hás de ser.

Saudades das caçadas
Na
 serra do limão No arco-verde pescarias enluaradas      
Sob as bênçãos de 
Depois ia me banhar,
                                   No Riacho do Cipó                                     
Pra Condado eu quero voltar    
Vai saudade de me tenha dó.

Composição: Amaury de Carvalho




População estimada 2016 (1)6.743
População 20106.584
Área da unidade territorial 2015 (km²)280,916
Densidade demográfica 2010 (hab/km²)23,44
Código do Município2504504
Gentílicocondadense


LOCALIZAÇÃO – Baixo Sertão, micro-região de Sousa – PB







Mapa político do Brasil, mostrando a divisão por estados e regiões.





Região Metropolitana de Patos


Região Metropolitana de Patos
Data da criação
24
Cidade-sede
Características geográficas
6 078,236 km²
232 331 hab. 2013
38,22 hab./km²
0,604 – médio PNUD/2010{{{idh_ref}}}
R$ 1 284 372 mil IBGE/20101


A Região Metropolitana de Patos, (RMP) ou Grande Patos é uma região metropolitana brasileira localizada no estado da Paraíba. É a terceira maior região metropolitana do estado, com mais de 230 mil habitantes, a 7ª maior do interior do Nordeste e a 3ª maior do Sertão do Nordeste. Foi criada pela Lei Complementar Estadual nº 11/20112 . A matéria foi aprovada pela assembléia legislativa da Paraíba no dia 30 de Novembro de20113 . Ela foi sancionada no dia 28 de Dezembro de 2011 pelo governador da Paraíba,Ricardo Coutinho 4 . É a região metropolitana que tem mais municípios no estado daParaíba e na Região Nordeste do Brasil.

Composto por sete artigos, o projeto de lei complementar, estabelece que a Região Metropolitana de Patos seja constituída pelos Municípios de Patos,Quixabá, PassagemAreia de BaraúnasSalgadinhoJunco do SeridóSanta LuziaSão José do SabugiVárzeaSão MamedeCacimba de AreiaCacimbas,DesterroTeixeiraSão José do BonfimMatureiaMãe D'ÁguaSanta TeresinhaCatingueiraEmasMalta, CondadoSão José de Espinharas e Vista Serrana .

LIMITES Norte - Paulista e Vista Serrana
                    Sul – Catingueira
                    Leste – Malta
                    Oeste – Cajazeirinha, São Bentinho e Pombal
DISTANCIA DA CAPITAL – 330 KM


POPULAÇÃO -  6 587 hab. IBGE/20104
 
DENSIDADE DEMOGRÁFICA - 23,45 hab./km²
 
GENTÍLICO - Condadense
 
ALTITUDE – 241 metros acima do nível do mar
 ÁREA GEOGRÁFICA – 280,913 km²

HIDROGRAFIA

 CLIMA – Quente, semi-árido, varia entre 27 e 38º C

 PLUVIOSIDAE – Média de 700 mm ao ano
 
TIPOS DE SOLOS – Pedregosos e rasos
 
VEGETAÇÃO – Caatinga – predominância da jurema, marmeleiro, juazeiro, pereiro, mofumbo, catingueira, angico, pau darco, aroeira, oiticica...
 
PRINCIPAL AÇUDE – Engenheiro Arcoverde com 36.834.375 (trinta e seis milhões de metros cúbicos), com a finalidade de abastecimento da população dos municípios de Condado e Malta, o consumo de animais e irrigação.


ÁGUAS SUPERFICIAIS


O município de Condado encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrogr áfica do Rio Piranhas, região do Médio Piranhas. Os principais cursos d’ água são os riachos: da Caiçara, Pau Branco, Morcego, da Furna, S ao Francisco, São Vicente, dos Borges, do Cip ó, Pedra d’ Água, Manuela, Macape, do Ju á, das Assentadas e os córregosCovão e Catolé. O principal corpo de acumulação é o Açude Eng° Arcoverde (36.834.735m3). Todos os cursos d’ água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

 
PRINCIPAL AÇUDE – Engenheiro Arcoverde com 36.834.375 (trinta e seis milhões OITOCENTOS E TRINTA MIL E 375 de metros cúbicos), com a finalidade de abastecimento da população dos municípios de Condado e Malta, o consumo de animais e irrigação do P.I.E.A/DNOCS.


AÇUDE ENGENHEIRO ARCOVERDE














Açude Engenheiro Arcoverde ou Açude Público Engenheiro Arcoverde, também conhecido como Açude de Condado. 

Sistema
Bacia hidrográficado médio-piranhas
Nome
Açude EngenheiroArcoverde
Dono
DNOCS
Espelho d'água
4,41 km²
Localização
Volume de armazenamento










Perímetro Irrigado Federal Engenheiro Arcoverde







O Perímetro Irrigado Federal Engenheiro Arcoverde, ou Perímetro Irrigado Engenheiro Arcoverde é um projeto de irrigação de cunho federal localizado no município de Condado, estado da Paraíba.
Sua implantação foi iniciada em 1971 e concluída em 1973, os serviços deadministraçãooperação e manutenção da infra-estrutura de uso comum foram iniciados no ano de 1972.
Uma das principais causas de sua implantação foi tentar conter a emigração local e diminuir os níveis de pobreza, aproveitando ao máximo as potencialidades hídricas existentes.

Localização

O Perímetro Irrigado Engenheiro Arcoverde está localizado na zona rural da cidade de Condado, Estado da Paraíba, distando 377 km de João Pessoa. O seu acesso é feito pela Rodovia Federal BR–230.
A área desapropriada e registrada em cartório compreende um total de 920,74 ha, que se subdivide em: área de sequeiro 642,09 hectares (70% da área) e a área irrigável 278,65hectares (que compreende os 30% restantes).5

Infra-estrutura

A principal estrutura de irrigação é o Canal Adutor Engenheiro Arcoverde, que se subdivide em:
  • Canal Adutor Margem Direita :
    • Canal P1 – Leste : 5.750 m de extensão.
    • Canal P2 – Furnas : 3.600 m de extensão.
  • Canal Adutor Margem Esquerda :
    • Canal P3- Oeste : 5.950 m de extensão.
Além destes, existe no local um rede de drenos, para escoar a água:
  • Rede de Drenagem
    • Drenos Principais : 11.280 m de extensão.
    • Drenos Secundários : 26.380 m de extensão
  • Rede Viária
A infra-estrutura de transportes no local está subdividida em dois tipos:
  • Estradas principais com 15.000 m de extensão e estradas secundárias 3.000 m de extensão.

Clima


Tomando-se por bases as áreas vizinhas, chega-se ao consenso que a temperatura média na região do perímetro situa-se no entre 24ºC a 27ºC. Com os meses mais quentes os do período de outubro a dezembro, e os menos quentes de maio a agosto.
A umidade relativa do ar média nas estações métricas de São Gonçalo e de Patos (As mais próximas), variam entre 64% (São Gonçalo) e de 49% (Patos).
Por sua vez, a insolação na região do município de Condado varia nos valores médios mensais: entre os meses de fevereiro e julho, ocorre uma insolação que varia entre 7 e 8 horas/dia; entre os meses de agosto e janeiro, a insolação fica entre 8 e 9 horas/dia.
A evaporação, assim como em toda área do Sertão nordestino, é maior que a precipitação, sendo essa estimada coletada a partir de dados do tanque classe “A”, operado pela SUDENE no posto, situa-se em torno de 2.290 mm e a precipitação (Considerando os dados médios das cidades de Condado e Malta), a pluviometria média anual no perímetro situa-se em torno de 785 mm.6

Solo e Relevo


Os solos do local são de classe I, II, e III, predominando os aluviões de textura média, originados de sedimentos fluviais e o relevo varia de suave ondulado a ondulado

Produção


O Perímetro Irrigado Engenheiro Arcoverde produção Quando tinha)  melãomelanciapimentãomilho/espiga verde e feijão, bananeira, côco verde, goiaba, manga, macaxeira etc...




Resultado de imagem para IMAGENS PERIMETRO CONDADO PB



PRINCIPAIS SERRAS E SERROTES –

A topografia do terrenos apresenta-se predominantemente com relevo ondulado à suavemente ondulado de declividade média à baixa,com exceção de áreas localizadas na porção sul, de relevo ondulado à fortemente ondulado, com declividade média à elevada, como ocorre no Serrote Comprido, Serras da Esperança, Rio de Janeiro, José Pereira, à leste, no serrote do Poldrinho, e, ao norte, nas Serras Vermelha, dos Miguéis e dos Pilões.

ASPECTOS FISIOGRÁFICOS


• O município de Condado situa-se no Polígono das Secas.


Possui clima Aw'-Quente e úmido com chuvas de verão e outono. Na divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui clima 4aTh-tropical quente de seca acentuada com 7 a8 meses secos. A pluviometria média é de 781mm(Período 1941/1985). A distribuição das chuvas durante o ano é irregular com 78% de seu total concentrando-se em 4 meses (FMAM). A vegetação é do tipo Caatinga-Sertão. A temperatura média anual situa-se entre 26 a 27C.A topografia do terrenos apresenta¬-se predominantemente com relevo ondulado à suavemente ondulado de declividade média à baixa,com exceção de áreas localizadas na porção sul, de relevo ondulado à fortemente ondulado, com declividade média à elevada, como ocorre no Serrote Comprido, Serras da Esperança, Rio de Janeiro, José Pereira, a leste, no serrote do Poldrinho, e, ao norte, nas Serras Vermelha, dos Miguéis e dos Pilões.

• O município de Condado encontra-se inserido nos domínios da bacia


Hidrográfica do Rio Piranhas, região do 
Médio Piranhas. Os principais cursos d'água são os riachos: da Caiçara, Pau Branco, Morcego, da Furna, São Francisco, São Vicente, dos Borges, do Cipó, Pedra d' Água, Manuela, Macapé, do Juá, das Assentadas e os córregos: Covão e Cato I . Todos os cursos d' água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

 O município é cortado pela Rodovia Transamazônica – BR 230 – Governador Antonio Mariz. E ainda pela Rede Ferroviária do Nordeste do Nordeste – Linha Férrea.

PRINCIPAIS RIACHOS – Pendência, Juá e Alagamar, suas águas deságuam no Açude Público Engenheiro Arcoverde.

PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO MUNICÍPIO

A principal Atividade econômica do município é a agropecuária. Criação de caprinos, ovinos e bovinos. Na agricultura, predomina a cultura de subsistência, milho e feijão.

O município de Condado conta com um importante projeto de Irrigação, pelo o qual é abastecido pelas águas do Açude Público Engenheiro Arcoverde, construído pelo antigo IFOCS (Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas) em 1932 e inaugurado em 1936 pelo Engenheiro Dr. Leonardo da Silveira Arcoverde.

ASPECTOS ECONÔMICOS

• As principais atividades econômicas estão ligadas à agricultura, pecuária (representada em atividades privada ou no trabalho informal), e comércio.

A principal Atividade econômica do município é a agropecuária. Criação de caprinos, ovinos e bovinos, avicultura. Na agricultura, predomina a cultura de subsistência, milho e feijão.

 A economia do município de Condado é baseada predominantemente em atividades do setor primário(75 a 100%). Seguem-se as atividades do setor secundário, e, com participação modesta. Conta ainda com uma grande parcela do Serviço Público, Federal, Estadual e Municipal.

Síntese da História de Condado

Os primeiros núcleos populacionais do município de Condado tiveram início no século XIX, com as fazendas Condado, de Francisco Antônio, e Pedra D'água do PadreAntônio Leite. Hoje a sede da primeira propriedade citada esta sob as águas do açude do DNOCS, construído a partir de 1932 e concluído em 1936. Durante a seca, um pequeno povoado começou a se concentrar nas proximidades do reservatório. Com o fim da estiagem, as pessoas foram transferidas para a área que abriga a cidade nos atuais.


1932 - ORIGEM DO POVOADO DE CONDADO



No ano de 1931, quando o sertão da Paraíba já atravessava dois anos consecutivos de invernos fracos, a antiga Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), hoje DNOCS, mandou que seus técnicos viessem elaborar o projeto definitivo de construção de um açude público no Distrito de Malta, cabendo esta tarefa ao 2º Distrito daquela Inspetoria, então chefiado pelo Engenheiro-Geografo Leonardo Barbosa de SiqueiraArcoverde (Engenheiro Arcoverde).
A barragem teria lugar em parte da propriedade rural de Francisco Antonio de Assis(Chico Antonio), cujas terras foram deixadas como herança pelo seu pai e homônimo, conhecido como "Chico Antonio de Condado", falecido em 1906.
velho Chico Antonio de Condado era casado com Joana Alves de Freitas,descendente da familia de João Fernandes de Freitas, o fundador de Malta, enquanto que o seu filho de mesmo nome, conhecido por "Chico Antonio", falecido em 1951, era casado com Analia Formiga de Assis (Doninha).
Com a persistência da seca em 1932 o proprio Ministro da Viação e Obras PublicasJosé Americo de Almeida veio a Condado e outras cidades flageladas pela Seca. Em 23 de abril de 1932, José Americo acompanhado pelo Interventor do estado AntenorNavarro, com a equipe técnica da IFOCS e uma multidão de flagelados, ordenou a admissão de 1400 operarios das mais diversas categorias.
Naquele mesmo dia foram iniciadas as construções de pequenas casas, barracas e palhoças para abrigar os operarios onde hoje é denominada Rua da Cooperativa. Os primeiros Comerciantes a se estabelecer foram os Srs. João Rodrigues dos Santos,Severino Amaro de Queiros, Sebastião Rodrigues dos Santos e Cicero Gregorio deLacerdaO principal construtor de casas de alvenaria foi o Sr. Francisco Formiga deSousa (Chiquinho Formiga).
Logo no ano seguinte (1933) veio morar em Condado, no sitio Pedra Dágua, o Sr.Raimundo Matias, que mais tarde passou a ser um grande comprador de couros e de algodão, sendo ele um dos que mais contribuíram para o incremento do comercio local. Assim nasceu o Povoado de Condado, que mais tarde passou a ser chamado de "RuaVelha"


Início da Construção da barragem do açude "Condado"
Construção de casas ao lado da barragem, mais tarde chamada de Rua Velha.
Construção de casas residenciais, atual Rua da Residência.


A construção da barragem continuou a atrair muita gente de cidades que vinha em busca de empregos, afinal era grande o volume de dinheiro que ali circulava, chegando a contar em cerca de 3.000(
três mil) operários no peque de serviços. Em 1934 uma grande enchente quase causou o arrombamento da barragem, houve uma mobilização geral para conter o transbordamento, feito com sucesso.


Instituídas a estrutura organizacional dos postos agrícolas com o desenvolvimento da agricultura irrigada com cultura de diversos produtos como a tomate,verduras diversas, frutas diversas. Contribuindo para o desenvolvimento econômico de Condado. Começaram as construções de casas e prédios comerciais dando origem a uma nova rua que se transformou no Centro da Povoação, reservando espaço para a feira livre e a construção e uma capela.

Os primeiros moradores do povoado de Condado, nome que lhe foi dado desde sua origem, foram Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisco Formiga. 

Como geralmente acontece, no inicio do povoamento, a fé já falava mais alta e é, também na construção de uma capelinha que começa a maior convergência de pessoas. A igreja chega aos dias atuais com uma folha de serviços prestados, além de uma participação ativa da comunidade, a Paróquia de Condado foi criada em 02 de fevereiro de 1995, passando a ter em seus domínios o município de Vista Serrana, onde existe a Capela, em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. O primeiro vigário foi o Padre Severino Alencar, que recentemente foi substituído pelo sacerdote José MariaGomes de Oliveira. Sob a proteção do Padroeiro São Sebastião, a localidade conta com o trabalho de várias pastorais. Entre elas podemos destacar como mais ativas: da Família, da Criança, do Dízimo, da Saúde, da Catequese e do Batismo. Também vale destacar o trabalho desenvolvido por Cáritas no amparo aos homens do campo, através da organização e elaboração de vários projetos.


EVOLUÇÃO POLITÍCA DO MUNICÍPIO

Durante o período de 1932 a 1953, Condado e Malta passaram pela gestão dos prefeitos de Pombal por que pertenciam ao município
Pela Lei Estadual nº 985, de 09 de dezembro de 1953 foi criado o município de Malta, com povoações de Condado e Desterro. 
Em 18 de dezembro de 1961, publicado no diário oficial, Condado passou a município.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – 18 de dezembro de 1961

O município de Condado foi criado pela lei nº  2.672 em 18 de Dezembro de 1961 e  instalado em 27 de Dezembro de 1961.

1ª CÂMARA DE VEREADORES


1. Gentil Celestino - Presidente
2. Jose Argemiro da Costa (Zé de Velho)
3. João Batista dos Santos (Doca de Josias)O único em vida.
4. Cícero Jose dos Santos
5. Jose Urtiga de Sá (ZUQUINHA)
6. Manoel Camilo de Andrade (Mestre Abelha)
7. Odilon Linhares de Araujo (Senhorzinho Paulino)

1º PREFEITO DE CONDADO – O Sr. Adelgício Fernandes de Medeiros, Gestão, 27/12/1961 a 14/11/1962, nomeado pelo Governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim.

1º PREFEITO ELEITO – Dr. José Maurício de Lima Cajuáz. Gestão, 1962 a 1966.

Vice-Prefeito - Amadeu Queiroga de Assis - 

2º PREFEITO ELEITO – Antonio Machado de Oliveira. Gestão,05/12/1966 a 31/01/1970

Vice-Prefeito - Manoel Camilo de Andrade - Mestre Abelha

PREFEITO INTERINO – Manoel Camilo de Andrade (Mestre Abelha), Período, 06/08 a 17/101969 por afastamento por motivos particulares do Sr. Antonio Machado de Oliveira.


3º PREFEITO ELEITO – Sebastião Barbosa dos Santos. Gestão,31/01/1970 a 31/01/1973

Vice-Prefeito - Domiciano Francisco de Melo

4º PREFEITO ELEITO – Domiciano Francisco de Melo, Gestão,31/01/1973 a 31/01/1977

Vice-Prefeito - Inácio Souza dos santos 

5º PREFEITO ELEITO – Antonio Machado de Oliveira, Gestão, 31/01/1977 a 31/01/1983

Vice-Prefeito - João Inácio Ferreira

6º PREFEITO ELEITO – Amélia Emído da Silva, Gestão, 1983 a 1988

Vice-Prefeito - João Ferreira Linhares

7º PREFEITO ELEITO – Antonio de Pádua Lima, Gestão, 1989 a 1992

Vice-Prefeito - Valdeci Pereira dos Santos

8º PREFEITO ELEITO – Francisco Fragoso Pereira, Gestão, 1993 a 1996

Vice-Prefeito - Raimundo Inácio Rodrigues

9º PREFEITO ELEITO – Antonio de Pádua Lima, Gestão, 1997 a 2000

Vice-Prefeito - Almi Soares Cavalcante

10º PREFEITO, REELEITO – Antonio de Pádua Lima, gestão, 2001 a 2004

Vice-Prefeito - Almi Soares Cavalcante

11º PREFEITO ELEITO – Edvan Pereirra de Oliveira Junior, período de 2005 a 2006

Vice-Prefeito - Manoel Felinto de Lacerda Filho

12º PREFEITO INTERINO – Presidente da Câmara Municipal, Maria Madalena de Albuquerque Fernandes,( MADÁ),  período

13º PREFEITO INTERINO – Presidente da Câmara Municipal, Antonia Linhares Fernandes, (NETINHA), período________________

14º PREFEITO INTERINO – Valdemilson Pereira dos Santos, período, 19 de maio de 2007 a 31 de dezembro de 2008

Vice-Prefeito - Maria do Socorro de Medeiros Silva

15º PREFEITO ELEITO – Eugenio Pacelli de Lima, Gestão, 2009 a 2012.

Vice-Prefeito - Manoel Felinto de Lacerda Filho

16º PREFEITO ELEITO – Caio Rodrigo Bezerra Paixão, gestão 2013 a 2016

Vice-Prefeito - Valdemilson Pereira dos Santos 

17º PREFEITO REELEITO - Caio Rodrigo Bezerra Paixão, gestão 2017 a 2020

Vice-Prefeito - Valdemilson Pereira dos Santos 


PERSONALIDADES DE DESTAQUES DE CONDADO

*ANTONIO DE SÁ LEITE - Falecido em 08/03/1988, ex-proprietário do sitio Pedra Dgua.




* DEPUTADO ESTADUAL  FRANCISCO PEREIRA 

* CAPITÃO LINDOLFO VICENTE DE PAULA LEITE - (N-MEMORIAM) Pai do Sr. Sá Leite 

* PADRE AMÂNCIO LEITE - (IN-MEMORIAM)
Tio de Antonio de Sá Leite e proprietário de terras em Condado

* DR. AGEU DE CASTRO -  Faleceu em 18 de junho de 1972 foi um dos principais articuladores da emancipação politica de Condado.


* OZÓRIO QUEIROGA DE ASSIS - Faleceu em  16 de Fevereiro de 1981 politico de grande influencia perante autoridades do estado da paraíba


EBASTIÃO MARQUES FONTES Faleceu em 25 de Agosto de 1975, trabalhou como apontador na construção do açude engenheiro Arcoverde

* LUIZ LEITE FONTESChegou a assumir o cargo de Vereador em Malta no período de 30/11/1959 a 3011/1965, PRESTOU RELEVANTES SERVIÇOS A CONDADO.


* OSCAR XAVIER DOS SANTOS - Faleceu em 04 de Junho de 1986, ex-proprietário da Fazenda São Vicente.

AMADEU QUEIROGA DE ASSIS - Faleceu em 06 de dezembro de 2011, comerciante e ex-vice-prefeito de Condado.

FRANCISCO MARQUES DE SOUSA - Sogro do primeiro prefeito eleito de Condado e fazendeiro.

Poderíamos citar mais nomes de pessoas que se destacaram no município, porém, posteriormente, em outras edições as publicaremos.

Estamos reconstruindo e vem mais informações


1. RELIGIÃO

A 1ª missa após a fundação do povoado foi celebrada numa casa de grande significado do IFOCS,  pelo Padre Valeriano Pereira de Sousa, da Paróquia de Pombal.

A referida casa pertencia ao Sr. JOSE FERNANDES FERREIRA e ficava quase em frente ao antigo SEARA CLUB DO DNOCS, que antes era a Casa de Farinha.

E era a CASA MAIS ANTIGA DE CONDADO.

Onde também, morou o Sr. MANOEL FERREIRA funcionário do DNOCS.



PADROEIRO DE CONDADO



São Sebastião nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.
Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.
Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.
Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
São Sebastião é um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.
Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiroSão Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra


SÃO SEBASTIÃO - A escolha foi sugerida pelo Sr. João Rodrigues dos Santos, na época acontecia uma epidemia de febre tifóidetendo em vista que aquele Santo é tido como protetor contra a peste, e assim recebeu total apoio da população.

O Sr. João rodrigues adquiriu uma imagem de são Sebastião, tendo ela lugar de destaque na sua mercearia, e a conduzia para o altar improvisado nas celebrações de missas.

Em 1935 foi iniciada a construção de uma CAPELA na área do IFOCS, e teria sido fruto de uma promessa feita por Dona Helena, esposa do engenheiro vicente Nogueira, quando a barragem do açude Engº Arcoverde no ano de 1934 esteve ameaçada de arrombamento.

Dona Helena suponha que naquele local, onde já havia muitos casebres, passaria a ser o ponto de maior concentração do povoado de Condado, entretanto, dois fatos impediram de concluir a capela:

1- O Padre Valeriano soube que nos casebres acima citados havia um verdadeiro ambiente de prostituição e pediu a dona Helena para suspender a construção.

2 - Estudos técnicos realizados pelo IFOCS concluiram que se o povoado se expandisse naquelas imedia-
ções, com certeza, haveria aglomeração de casas de um lado e do outro da Rodovia (BR 230), o que pro-
piciaria o escoamento de dejetos para dentro do açude.

Assim sendo, ao término da construção da barragem, em 1936, Dona Helena, foi embora de Condado, cumprindo assim a sua promessa.

Em 1939, quando o povoado de Condado se expandiu para as terras de propriedade do Sr. Padre Amâncio Leite (Antonio de Sá Leite), deu-se início a construção da capela que atualmente é a Igreja Ma-
triz de São Sebastião.

Em 20 de Janeiro de 1941, foi realizada a primeira festa religiosa, objetivando angariar recursos para a conclusão da capela. Naquela ocasião, houve o batizado de São Sebastião, tendo como um dos  padrin-
nhos o Sr. Antonio Fernandes Leite.

Após a criação da Paróquia de Malta, em 15 de Janeiro de 1954, as missas em Condado, passaram a ser celebradas com maior frequencia pelos vigários:

PADRES CELEBRANTES


- Vicente de Freitas 15/011954 a 11/01/1957 - Fez grande reforma na capela.
Padre Levi Rodrigues de Oliveira - Transformou a capela em igreja
- Francisco Paulo Licarião (vigário interino) - 01/12/1959 A 30/04/1960
- 
Luiz Gomes Vieira;
Manoel Gomes;
Jose Sinfrônio de Assis;
 Oriel Antonio Fernandes
Acácio Cartaxo Rolim - a partir 01/05/1960 a 02/02/1995
- Severino de Alencar Leite - 03/02/1995 a 21/10/2001
- Jose Maria de Oliveira - 21/10/2001
- Pedro Custódio -
- Luiz Gonzaga -









Não poderíamos deixar de mencionar o grande missionário e pregador da palavra de DEUS, O CAPUCHINHO FREI DAMIÃO DE BOZZANO, que pregou várias vezes em suas missões em Condado.

As missas eram celebradas em casas de famílias até o término da construção da capela, que se deu início em 1939 até 1942. A escolha deSão Sebastião como padroeiro de Condado, foi na época da epidemia de febre tifóide, que é tido como protetor contra a peste. As primeira s manifestações religiosas de origem não católica aconteceram por volta de 1950.

Atualmente predomina a religião católica. 

Igreja católica: Paróquia São Sebastião e Capela Nossa Senhora das Dores. Igrejas protestantes: Assembléia de Deus, Igreja Congregacional, Congregação Filadélfia Pentecostal e Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Igreja Batista.

INÍCIO E ABERTURA DA FESTA 

Terá início nessa sexta feira, 10 (dez) de Janeiro a abertura da Festa de São Sebastião em Condado -PB.

a partir das 17:00h, uma carreata (veículos e motos) fará o percurso da comunidade rural de Rua da Palha, onde a imagem do santo padroeiro se encontra até a igreja matriz de São Sebastião.

Logo após, acontecerá o hasteamento da bandeira com queima de fogos de artífícios e, em seguida a ritualística católica.


ASPECTOS: EDUCAÇÃO, SAÚDE, ESPORTES, CULTURA E ESPORTE EM BREVE CONTINUAREMOS


02. EDUCAÇÃO:


A “primeira escola pública de Condado foi fundada com o nome deEscola Redimentar de Condado”, no ano de 1938, tendo como professora a Srª. Maria da Conceição Dourado, destinada à alfabetização dos adolescentes que trabalhavam no posto agrícola.

 Em 1954 foi fundado o grupo escolar Dr. José Ferreira de Queiroga.
Atualmente o sistema educacional é composto por 01 escola da rede Estadual  Escola Estadual Dr. Trajano Pires da Nóbrega - TPN

 E escolas da rede Municipal de ensino rural.

Principalmente, a Escola Municipal de Educação pré-escolar a segunda fase do ensino fundamental.

 3. SAÚDE

 Unidade de Saude daFamília I

Unidade de Saúde da Familia II

Unidade de Saude da Familia III

Laboratório de Anàlise – Público

CEO - Centro de Especialidades Odontológicas

Laboratório de Análise - Dra. Marta - Pombal.

Laboratório de Análise - LABIVITA


 4. CULTURA, SOCIAL, ESPORTES E LAZER:



PRICIPAIS FESTAS


Carnaval: Deste o ano de 1932 acontecia na antiga Rua Velha.Festas Juninas: Começaram a ter fama no ano 1940 com o primeiro casamento matuto na noite de São João na casa de João Rodrigues. O primeiro São Pedro de rua realizou-se no ano de 1969.

Antes do São Pedro de Rua, o mesmo era comemorado no antigo UMUARAMA CLUBE em frente ao prédio da CAGEPA.

O primeiro  SÃO PEDRO DE RUA PÚBLICO teve início a partir de 1989, pelo o qual,  foi  construído o PALHOÇÃO e, posteriormente, o PADUÊ.Festa de São Sebastião: Festa religiosa teve início no ano de 1940.

ÁREAS DE LAZER:

Campo de Futebol, antigo campo do DNOCS. Atualmente de propriedade da Prefeitura de Condado.
Ginásio de esporte
Praça Edivaldo Motta e Antonio de Sá Leite;
Casa de show Arco Verde


IMAGENS PARA RECORDAÇÃO

Resultado de imagem para imagens condado paraibaResultado de imagem para imagens condado paraibaResultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba


Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba


Resultado de imagem para imagens condado paraiba

Resultado de imagem para imagens condado paraiba






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...