segunda-feira, 5 de agosto de 2013

NOTÍCIAS: PORTAL BRASIL

Saúde e vacinas


Reações do corpo

Viagens exigem planejamento antecipado para garantir os melhores roteiros, passeios, hospedagens, tudo a preços mais competitivos. Mas há um item que não está nesta lista e merece a mesma atenção do turista: seu estado de saúde. Antes de partir, é importante incluir uma avaliação médica para antecipar possíveis reações do corpo a viagens longas ou curtas, em terra, ar ou água. A medida é imprescindível principalmente quando o turista tiver alguma doença pré-existente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomenda não viajar quando estiver com qualquer doença infecciosa aguda, como febre amarela ou hepatite A.


Feita a avaliação médica, é preciso ficar atento às reações do corpo durante o trajeto. Caso sinta qualquer mal estar dentro do avião, navio ou transporte terrestre, comunique o fato à equipe de bordo, que tomará as devidas providências e alertará os serviços de controle sanitário nos pontos de entrada na cidade de destino, como indica o Ministério da Saúde.

O mal estar mais comum entre viajantes é o enjoo, que pode ser evitado com procedimentos simples e, quase sempre, eficazes. O médico nutrólogo Maximo Asinelli recomenda cortar do cardápio alimentos gordurosos, condimentos e refrigerantes antes ou durante a viagem. Outra dica é, no caso dos aviões, sentar-se próximo às asas, que é o local mais estável da aeronave. Se o viajante tiver predisposição a enjoos, o ideal é procurar um especialista para avaliação preliminar e prescrição de medição apropriada, independentemente do tipo de viagem.

A dor de ouvido é outro sintoma comum em viagens em aviões ou ônibus/carro. De acordo com o médico otorrinolaringologista Leonardo Sá, uma compressa morna pode ser colocada sobre a orelha antes da viagem. Analgésicos também podem cessar a dor. Para prevenir casos mais dramáticos, como os de perfuração da membrana timpânica, consulte um especialista previamente, ainda mais quando já existe um histórico de infecção nos ouvidos.

As gestantes devem evitar longos trajetos aéreos. O Ministério da Saúde recomenda que, a partir da 38ª semana de gestação, grávidas evitem viagens longas. Mas se forem necessárias, é preferível que embarquem acompanhadas por seu médico.
Aqueles que já tiveram complicações cardiovasculares, como infartos, ou doenças respiratórias, recomenda-se aguardar seis semanas para voar e, ainda assim, após liberação médica.

Trombose

Doença perigosa e que pode atingir quem viaja muito e por longos trajetos, a trombose é causada pela formação de coágulos de sangue que podem obstruir veias e, assim, interromper a circulação sanguínea. A doença atinge os viajantes que ficam muito tempo parados, na mesma posição, e que tenham histórico de problemas cardíacos, sejam sedentários, fumem e mantenham dieta desequilibrada. “Fazer várias viagens de avião em curtos períodos de tempo aumentam a chance de ocorrência de trombose”, alerta Maximo Asinelli.
Ele recomenda sempre movimentar as pernas e fazer pequenas caminhadas no avião ou ônibus. “Se a pessoa tiver inchaço, pele com coloração vermelha ou roxa, inchaço ou ainda sentir calor, dor ou sensibilidade nas pernas após viagem, deve procurar um médico”, indica. Em viagens muito longas, voos com escalas ou viagem de ônibus com muitas paradas precisam ser priorizados para atenuar a situação.
 

Estado Brasileiro

Feriados nacionais
 
Os feriados são datas em que se comemoram fatos ou acontecimentos culturais, históricos e sociais relevantes para um grupo e, por isso, as pessoas são dispensadas do trabalho.
Existem feriados nacionais, estaduais e municipais. Os pontos facultativos são datas especiais nas quais servidores públicos são dispensados de trabalhar – por exemplo, um dia útil de folga para antecipar um feriado comemorado num final de semana – por meio de um decreto federal, estadual ou municipal. As empresas privadas não são obrigadas a conceder dispensa a seus funcionários num ponto facultativo.
SXCSão 12 feriados brasileiros ao longo do ano Ampliar
  • São 12 feriados brngo do ano

Segundo a legislação em vigor, o trabalhador que tiver de trabalhar num feriado civil ou religioso em virtude das exigências técnicas da empresa, tem direito a receber pagamento daquele dia em dobro, a não ser que o empregador determine outro dia de folga.
Os feriados e pontos facultativos devem ser observados pelos ministérios, autarquias e fundações ligadas à administração pública federal, sem prejuízo da prestação de serviços essenciais, como assistência médica e hospitalar, por exemplo.
Para servidores, os dias de guarda de credos e religiões podem ser compensados nos termos previstos pela legislação e desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa do trabalhador.

Datas nacionais

Além dos feriados comemorados em grande parte dos países ocidentais – como, 1º de janeiro (Confraternização Universal), 1º de maio (Dia do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal), o Brasil também comemora outros eventos culturais, religiosos e históricos com dias específicos no calendário.
Entre as datas comemorativos da história política do Brasil estão o 21 de abril, dia em que Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi morto e esquartejado por sua participação na Inconfidência Mineira (1789) – movimento social que tinha o objetivo de conseguir a independência do Brasil em relação a Portugal.

Já a Independência do Brasil, outro feriado nacional, ocorreu em 7 de setembro e marca a conquista da autonomia política do País em 1822. A Proclamação da República – 15 de novembro – marcou a implantação de um novo regime político em 1889, substituindo a monarquia brasileira. Possibilitou o avanço da democracia, por meio da implantação de eleições para a escolha do chefe de governo, que passou a ser o presidente da República.

O feriado de 12 de outubro homenageia Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil para os católicos. A data é feriado nacional desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte (SP), onde está depositada a imagem da santa.

Outros eventos religiosos – e pagãos – comemorados no País são: o Carnaval (calculado 47 dias antes da Páscoa), Paixão de Cristo (ou Sexta-Feira Santa, antes do domingo de Páscoa), Corpus Christi (60 dias após a Páscoa), véspera do Natal (24 de dezembro) e véspera de Ano Novo (31 de dezembro).
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...