RECEITAS - CULINÁRIAS - REMÉDIOS CHÁS - SUCOS...
Vinagre e bicarbnato de sódio
10 usos do vinagre e do bicarbonato de sódio para limpar a casa e as roupas
A maioria dos produtos de limpeza industrializados contém fosfato e compostos clorados em suas fórmulas, que podem afetar a saúde, provocando alergias de pele e até doenças pulmonares. Durante a limpeza da casa e das roupas, devemos ficar atentos ao uso de detergentes, amaciantes de roupa, sabão em pó, desinfetantes e água sanitária.
O bicarbonato de sódio e o vinagre são alternativas mais saudáveis para deixar a casa e as roupas sempre limpas e longe de bactérias.
Aplicações do vinagre e do bicarbonato na limpeza
O vinagre branco é útil para acabar com os germes, remover manchas e dissolver gorduras; já o bicarbonato de sódio ajuda a tirar manchas e eliminar as bactérias.
Amaciante caseiro
Além de remover odores, o vinagre de vinho branco também é um poderoso amaciante de roupas. O produto deve ser usado na medida de 100 ml para um balde de roupas, tanto na lavagem na máquina quanto à mão
Tirar mau odor da geladeira
Para tirar odores da geladeira, basta aplicar um pouco de bicarbonato de sódio misturado com água.
Limpeza de vidros e janelas
O vinagre também serve para limpar vidros e janelas. Para isto, basta diluir três colheres de sopa do produto em 11 litros de água quente e aplicar na superfície suja. Depois, para dar brilho, seque com um jornal.
Limpeza do forno
Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre para limpar o forno facilmente. Use uma esponja para aplicar o líquido e um pano de prato para removê-lo.
Desinfetante da privada
A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre é uma ótima opção para desinfetar a privada dos banheiros.
Remover umidade dos armários
Para acabar com a umidade em armários, limpe constantemente o local com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre branco. Outro truque é colocar produtos que absorvam a umidade, como giz e cal.
Limpeza de tecidos
Para facilitar a limpeza de tecidos, prepare a seguinte mistura: um litro de água, meio copo de vinagre branco, um colher de sopa de bicarbonato de sódio, ¼ copo de álcool e uma colher de sopa de amaciante. Coloque em um borrifador e aplique em sofás, almofadas, cortinas e cobertores.
Remover alimento grudado na panela
Para desgrudar os restos de comida da panela, misture um pouco de bicarbonato de sódio na água quente, despeje na panela e aguarde alguns minutos. Depois, passe uma esponja com detergente para limpar a panela totalmente.
Limpeza da pia do banheiro
Para facilitar a limpeza, despeje vinagre sobre a pia do banheiro e deixe durante toda a noite. No dia seguinte, lave a pia para remover o vinagre.
Limpeza da prata
Mergulhe o acessório em uma mistura de água morna com uma colher de chá de bicarbonato e uma colher de chá de sal. Depois, lustre com um pano.
Limão e Salsa
Suco ‘milagroso’ que emagrece e desincha em poucos dias
A preocupação com o armazenamento excessivo de gordura no corpo vai muito além da estética, uma vez que isso pode ameaçar a nossa saúde, principalmente o coração, fígado, rins, as articulações, joelhos e a coluna.
Geralmente, os indivíduos que sofrem de obesidade têm maiores riscos de desenvolver doenças como a diabetes, pressão alta, distúrbios da função biliar e doenças cardíacas.
Além de adotar uma alimentação saudável e balanceada e a prática de exercícios físicos, existem outros aliados que ajudam a emagrecer e desinchar em poucos dias.
O suco de limão e salsa é um ótimo aliado da saúde em geral, atuando especialmente no processo de emagrecimento e na eliminação do inchaço. Os resultados podem ser observados em poucos dias.
O limão possui propriedades adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador, sendo considerado um poderoso fruto curativo que pode ser utilizado em inúmeras situações. Alguns dos benefícios do limão são as suas capacidades de desintoxicar o fígado e eliminar toxinas e gorduras das células.
Já a salsa é rica em nutrientes como as vitaminas A e C e minerais como o cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Devido às suas propriedades diuréticas, esta planta combate o inchaço em todo o corpo e auxilia na redução de peso.
Receita de suco para emagrecer e desinchar rapidamente
Ingredientes:
– 1 limão;
– 60g de folhas de salsa;
– 300 ml de água.
Modo de preparo:
Em um copo, coloque o suco do limão e a salsa bem picada. Despeje a água por cima e mexa.
Tome a bebida pela manhã, em jejum, durante cinco dias. Após o quinto dia, faça um intervalo de 10 dias. Após a pausa, repita o tratamento mais uma vez. Este tempo é suficiente para que haja uma redução de peso notável, mas, se você ainda quiser perder alguns quilinhos ou desinchar mais o corpo, pode repetir as etapas até que esteja satisfeito com os resultados.
Aprenda a fazer o refrigerante natural de uva
Muita gente adora tomar refrigerante, mas poucas dessas pessoas sabem que existem receitas de refrigerantes que ficam bem parecidos com o original. Por isso, a receita que trazemos nesta publicação é de um refrigerante de uva que fica muito saboroso, parecido com o original, só que tem um benefício: não tem açúcar.
Os açúcares presentes nos refrigerantes têm sido considerados grandes vilões para a saúde dos consumidores, e por isso devem ser totalmente cortados. A receita apresentada é mais saudável, uma vez que usa somente o açúcar da fruta. Quer aprender? Siga o passo a passo.
Ingredientes
A quantidade indicada abaixo rende entre 6 e 8 copos de refrigerante.
– 750 g de uvas roxas sem sementes e bem lavadas
– Suco de meio limão
– ¾ de xícara de água
– Água com gás suficiente para completar os copos
Modo de preparo
O primeiro passo é fazer o xarope usado para fabricar o refrigerante, assim como o refrigerante industrializado.
Para fazer o xarope, você vai ter que colocar em uma panela as uvas roxas, o suco de limão e a água. Acione o fogão em fogo médio e deixe cozinhando por, aproximadamente, 20 minutos. As uvas vão começar a ficar mais macias, e você deve, de vez em quando, amassar as uvas com uma concha, colher ou amassador de batatas.
Com o tempo, a uva vai ficar mais macia e a água mais grossa. Quando perceber que a consistência está mais espessa, após cerca de 20 minutos cozinhando, você vai desligar o fogo e deixar esfriar por aproximadamente cinco minutos.
Passado esse período, coloque o conteúdo em um processador ou liquidificador e deixe bater muito bem para que os pedaços fiquem bem pequenos. Com isso, temos o xarope que permitirá que seja feito o refrigerante.
Depois de processado, pegue o conteúdo e coloque em uma jarra não esquecendo de coar. Peneire todo o conteúdo com o auxílio de uma espátula para facilitar o processo. Depois de coado todo o conteúdo, coloque um plástico filme por cima fechando bem a jarra e leve à geladeira para esfriar bem – entre 40 minutos e 1 hora.
O próximo passo é colocar gelo no copo, preencher aproximadamente metade com o concentrado de uva feito no passo anterior e, em seguida, completar com água com gás.
Mamão
Em datas especiais, principalmente, ou em feriados e férias, quando nos reunimos com familiares e amigos, acabamos caindo na “tentação” e consumindo alimentos e pratos que normalmente não consumimos frequentemente. A combinação de diversos alimentos, ou o consumo em proporções que normalmente não comeríamos, ou até mesmo deixar determinados alimentos ao ar livre por muito tempo, pode acabar ocasionando doenças gastrointestinais, como a indigestão ou até mesmo a dispepsia.
Problema muito comum na população mundial, a indigestão causa sensação de dor ou queimação na parte superior do abdômen.
Sintomas da indigestão
Apesar de não ser um problema de saúde sério, a indigestão pode trazer bastante desconforto, sendo que os sintomas, de uma forma geral, envolvem sensação de peso no estômago, gases, refluxo gástrico, acidez gástrica, dores abdominais, perda de apetite, náuseas, cansaço e mal-estar generalizado.
As principais causas envolvem o consumo excessivo de álcool, alimentos condimentados ou muito gordurosos, ingestão sem mastigar bem ou em muita quantidade, estresse emocional e nervosismo, tabagismo, consumo exagerado de cafeína, consumo de bebidas gaseificadas, entre outros.
Como combater o problema?
O problema deve ser reduzido por meio da redução dos alimentos que causam a indigestão. É preciso, na maioria das vezes em que os casos são frequentes, alterar de forma intensa e completa a dieta , para encontrar todos os alimentos que irritam o estômago.
É recomendado ainda uma caminhada breve e tranquila após a alimentação pesada, e a inserção de alimentos que estimulam a digestão.
Suco de mamão e pêssego
Um dos alimentos que ajudam a estimular a digestão é, justamente, a mistura de duas frutas em suco: mamão e pêssego. A bebida suave ajuda a acalmar todos os sintomas da má digestão.
Com alta concentração de papaína, uma enzima digestiva, o mamão é eficaz para o alívio de diferentes doenças do estômago, além de ajudar na digestão de alimentos que normalmente são difíceis de digerir. É eficaz no alívio da acidez estomacal, além de combater a gastrite aguda. Melhora a função intestinal, reduz inflamações, entre outros benefícios.
O pêssego, por sua vez, é refrescante e um calmante excelente para a indigestão, além de tratar problemas como o refluxo gástrico.
Preparo do suco
Para preparar o suco, você vai precisar de:
- 1 rodela de mamão
- 1 pêssego
- 1 copo de água
Pique o mamão e o pêssego sem as cascas e coloque junto com a água no liquidificador. Bata bem até que se forme uma mistura homogênea e consuma.
Alimentação contra a prisão de ventre
Fibras e líquidos. Esses são os nomes principais na melhora da constipação. Verduras, legumes, frutas e cereais ajudam a melhorar o trânsito intestinal. No cardápio o mamão, a laranja com bagaço e a ameixa são as frutas favoritas. Granola, aveia e linhaça são alguns dos grão indicados para liberar o intestino. É importante que no almoço e jantar se tenha sempre uma porção de legumes e verduras no prato, especialmente à salada crua. Mas também não exagere nas fibras, a quantidade indicada é de 20 a 30 gramas diários. Se não tem costume de comer alimentos fibrosos, adicione-o no cardápio gradualmente, do contrário, seu organismo vai estranhar e poderá provocar gases. Os iogurtes e leites fermentados também ajudam o intestino a sair da preguiça, mas apenas as versões que têm probióticos (leia bem a embalagem). Lembre-se sempre de tomar bastante água, de 2 a 3 litros por dia.
Sopa de abóbora para a prisão de ventre
Laranjinha e nutriente, a abóbora é rica em vitamina A (auxilia na beleza) e ajuda bastante em problemas intestinais, incluindo os gases e a prisão de ventre, devido às suas fibras. Confira a receita da sopa de abóbora que melhora a obstipação a seguir
Ingredientes:
- Meio quilo de abóbora
- Uma cebola picada
- Um talo de alho francês
- Dois dentes de alho amassados
- Uma colher de azeites
- Dois litros de água
- Sal e manjericão ao seu gosto
Como preparar?
Coloque o alho, o alho francês, a cebola e o azeite em uma panela para refogarem até dourar. Acrescente a abóbora em pequenos pedaços e a água e deixe cozinhar até ficar macia. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador, adicione sal e manjericão e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário