sexta-feira, 24 de junho de 2016

FESTAS JUNINAS. SÃO PEDRO DA REGIÃO...

São Pedro Apóstolo 1º Papa     

    29 DE JUNHO DIA DE SÃO PEDRO


29 de Junho, DIA de SÃO PEDRO!  

São Pedro, o Fundador da Igreja Católica
São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.
Acalanto de São Pedro

Acordei de madrugada,
fui varrê a Conceição.
Encontrei Nossa Senhora
com dois livrinhos na mão.
Eu pedi um pra ela,
ela me disse que não;
eu tornei a lhe pedir,
ela me deu um cordão.
Numa ponta tinha São Pedro,
na outra tinha São João,
no meio tinha um letreiro
da Virgem da Conceição

Onde tem festa de São Pedro  




São Pedro 2016



Noite de São João!


Põe gengibre no quentão

Hoje é noite de São João

Bota fogo na fogueira

Todo o povo vem dançar

Lá do céu

Vem descendo o sereno devagar

Traz sua benção para nos abençoar

Traz a boa nossa chuva já vem já

Tem Maria, tem João

Tem quadrilha, tem baião

Tem o pai bravo da noiva

E tem o noivo fujão

Tem canjica, tem quentão

Tem bandeira, tem balão

Tem amor e tem fogueira

Dentro do meu coração

Lá do céu

Vem descendo o sereno devagar

E as estrelas que reluzem teu olhar

Fazem o verde do amor desabrochar

Tem Maria, tem João

Tem quadrilha, tem baião

Tem o pai bravo da noiva

E tem o noivo fujão

Tem canjica, tem quentão

Tem bandeira, tem balão

Tem amor e tem fogueira

dentro do meu coração



Dia de São João é comemorado na mesma data em que aconteceu o seu nascimento, 24 de junho. Costuma ser comemorado com festas juninas em todo o país.
João Batista foi o profeta que previu o advento de Messias na pessoa de Jesus Cristo, foi também o responsável por realizar o batismo dele. A vida de João Batista é interpretada pelos cristãos como sendo uma preparação para o advento de Jesus. 
Junto com a Festa de São Pedro e Santo Antônio, a Festa de São João é uma das mais famosas festas juninas do Brasil. São feitas diversas brincadeiras e também são armadas algumas barraquinhas com comidas típicas. 
Dia de São João é considerado um feriado em algumas cidades brasileiras.  

Nascimento de João Batista


Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas. É também o único santo cujo nascimento e martírio, este último em 29 de Agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão[1] .
A noite de 23 de Junho, véspera do Dia de São João, marca o início da celebração da festa de São João Batista. OEvangelho de Lucas (Lucas 1:36, 56-57) afirma que João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus; portanto, a festa de São João Batista foi fixada em 24 de junho, seis meses antes da véspera de Natal. Este dia de festa é um dos poucos dias santos que comemora o aniversário do nascimento, ao invés da morte, do santo homenageado.
A festa se originou na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares (Santo AntónioSão Pedro e São João; ver Festa de São Pedro e São Paulo). Além de São João, comemorado no dia 24, os outros são São Pedro (no dia 29) eSanto António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos três marcam o início das festas católicas em todo o país.[2]
João Batista é o único santo, além da Virgem Maria, de que se celebra o nascimento tanto para a terra, quanto para o céu. Segundo os evagelhos, é o maior dos profetas (Lc 7, 26-28), porque pôde apresentar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29. 36). Sua vocação reveste-se de acontecimentos extraordinários, repletos de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus (cf. Lc 1, 14. 58). João é precursor de Cristo pela palavra e pela vida (Mc 3, 11)

Significado Cristão


O cristãos há muito interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus e as circunstâncias de seu nascimento, relatados no Novo Testamento, são também milagrosos. O único relato bíblico sobre o nascimento do profeta está noEvangelho de Lucas. Os pais de João, Zacarias - um sacerdote judeu - e Isabel não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los. Durante uma jornada de trabalho servindo no Templo de Jerusalém, ele foi escolhido por sorteio para oferecer incenso no Altar Douradono Santo dos Santos.
Arcanjo Gabriel apareceu para ele e anunciou que a esposa de Zacarias iria dar à luz uma criança e que ele deveria chamá-lo deJoão. Porém, por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz. Com o nascimento de seu filho, seus parentes quiseram então dar-lhe o nome do pai e Zacarias, sem poder falar, escreveu: "Seu nome é João", tendo sua voz devolvida[3] . A importância do nome advém do seu significado que é "Deus é propício"[4] . Depois de ter obedecido o comando de Deus, ele recebeu odom da profecia e previu o futuro de João[5] . O cântico que Zacarias profere em seguida, chamado Benedictus, é utilizado até hoje nos serviços litúrgicos de diversas denominações cristãs[6] .
Na Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel apareceu para a Virgem Maria para informá-la que ela iria conceber seu filho Jesus através doEspírito Santo, ele também a informou de que Isabel, sua prima, já estava grávida de seis meses[7] . Maria então viajou para visitar Isabel. O Evangelho de Lucas relata que o bebê "chutou" no ventre de Isabel quando ela cumprimentou Maria[8] .

No cristianismo ocidental



O nascimento de São João Batista é um feriado importante no calendário dos santos, mantido pelas Igrejas CatólicaAnglicana eLuterana. No rito romano ela é celebrada como uma solenidade desde 1970 e como uma festa de primeira classe na forma do rito vigente até 1962. Ela tem precedência sobre o domingo se cair em um. As igrejas reformadas e igrejas livres dão menos proeminência para esta festa.
O dia da morte de um santo é geralmente comemorado na sua festa, com exceção de Jesus, da Virgem Maria e de João Batista, embora a morte deles também seja celebrada no calendário litúrgico (Jesus na Sexta-Feira Santa, Maria na Assunção de Maria e João naDecapitação de João Batista). A razão - na doutrina católica - é que São João, como Jeremias e a Virgem, foi purificado do pecado original antes de seu nascimento, embora o nascimento de João não seja imaculado como no caso da Virgem.
A festa do Batismo de Jesus comemora o batismo realizado por João em Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...