PROMOÇÃO DE EMPREGO
DICAS para não falar BOBAGEM na hora de pedir promoção no emprego ao seu patrão, seu chefe.
Tão importante quanto escolher o momento adequado para conversar com o gestor sobre promoção na carreira é se preparar bem para dizer as coisas certas. Alinhar seu discurso às necessidades da empresa, revelando os ganhos que você promoveu, e saber destacar suas fortalezas e o que tem potencial para desenvolver são pontos fundamentais de um bom discurso.
Confira 20 dicas de especialistas para vender bem seu peixe e evitar falar bobagens.
1 - Antes de marcar a conversa para falar sobre promoção, reúna fatos que comprovem o que você tem feito de positivo pela empresa. Use gráficos, tabelas e relatórios, se achar válido, mas não se alongue demais na apresentação.
2 - Durante o encontro, apresente planos e melhorias que você pretende fazer quando mudar de cargo, sem deixar o gestor na posição de refém.
3 - Durante a apresentação de seu desempenho, jamais critique a equipe da qual você faz parte ou fale como se trabalhasse sozinho.
4 - Antes de pedir para falar com a chefia, pergunte a si mesmo se você tem realmente uma trilha de desenvolvimento ou se não está querendo progredir rápido demais. Atualmente, o que os consultores de carreira mais criticam é a pressa que os funcionários têm --principalmente os recém-formados na universidade.
5 - Jamais diga ser proativo e use isso como justificativa para crescer na carreira. Na atualidade, os gestores defendem que proatividade é uma característica inerente a qualquer cargo.
6 - Se estiver estudando para aperfeiçoar sua formação acadêmica, coloque esse item na pauta da conversa, mas compreenda que você está fazendo algo complementar para a carreira, não essencial. Caso esteja estudando por um pedido do gestor, lembre-se de que é algo combinado entre vocês, então, não pode ser usado como diferencial.
7 - Se no passado seu chefe tiver mencionado a possibilidade de uma promoção e você julgar que está na hora de voltar a falar a respeito, faça isso, pois cuidar da carreira é uma responsabilidade sua, não somente do gestor. No entanto, jamais assuma ares de cobrança. Não existe promoção garantida com antecedência.
8 - Não use o tempo que você tem na empresa, mesmo que seja muito, como justificativa para ser promovido nem pense em se comparar com quem tem menos tempo e já foi promovido. Isso só revela que você não confia no próprio desempenho.
9 - Não caia na tentação de “jogar na cara” do gestor que você faz mais do que compete ao seu cargo.
10 - Se tiver recebido propostas de outras empresas, você pode apresentar esse dado à chefia, desde que saiba que isso não deve ser usado como moeda de troca nem como argumento ameaçador. O gestor pode dizer para você ficar à vontade e aceitar a oferta externa, por exemplo. É mais interessante apresentar essa informação para comprovar que você está antenado com as tendências de mercado e que cuida da sua carreira.
11 - Não se compare aos demais membros da equipe da qual faz parte. Cada um está em um momento da carreira e também em uma fase de vida, o que implica em desempenhos diferentes. Se você entrega mais ou menos que um colega, isso é problema do gestor, não um argumento. Além disso, é desrespeitoso para com os demais.
12 - O momento de avaliação da carreira, geralmente organizado pelas empresas uma vez ao ano, pode ser bom para abordar a temática da promoção, ainda mais para os mais tímidos. A época da avaliação é quando a corporação inteira está no clima de abordar assuntos relacionados à carreira das pessoas. Porém compreenda que esse não é obrigatoriamente o momento que o gestor precisa definir quem vai ser promovido.
13 - Jamais use argumentos da vida pessoal (como o nascimento de um filho, a morte dos pais, o desemprego do cônjuge ou divórcio, o aumento da mensalidade na escola das crianças ou do condomínio) para pedir uma promoção.
14 - Ao listar suas competências e feitos, inclusive os realizados em outras empresas, tenha como comprová-los com credibilidade.
15 - Diante da recusa ao pedido de promoção porque o gestor diz que você ainda não está preparado para assumir mais responsabilidades, saiba usar o momento a seu favor. Pergunte se ele pode lhe ajudar a traçar um plano de ação para melhorar seu desempenho e lhe desafiar mais. Estabeleçam juntos um tempo para você colocar o plano em prática e finalizá-lo. Promoção, de acordo com os especialistas em recursos humanos e carreira, é algo que se conquista, não algo que se ganha. Retome o assunto quando de fato concluir o plano de maneira que considere bem-sucedida, mesmo que extrapole o prazo.
16 - Lembre-se de que qualquer conversa com o gestor sobre progressão na carreira requer que o funcionário tenha claro que nem todos --aptos ou não-- vão chegar ao posto de chefia. Simplesmente porque não há espaço nas corporações para isso.
17 - Depois de falar sobre promoção, aguarde. Não exija uma resposta da chefia, ainda mais se, ao final da conversa, o gestor não tiver mencionado prazo para lhe dar uma resposta.
18 - Alguém ser demitido ou pedir demissão pode sinalizar uma boa oportunidade para você se apresentar ao cargo. Apresente-se como uma solução para os problemas da organização, mas não se compare ao colega que está de saída.
19 - Analise friamente se o que você está buscando é um aumento de salário e permanecer no mesmo cargo ou se quer mesmo ser promovido. São coisas diferentes, implicam em movimentos de carreira distintos e pedem abordagens diferentes para com a chefia.
20 - Ao pedir para ser promovido é fundamental deixar claro para o gestor quais são seus objetivos com a carreira. Eles precisam estar alinhados com os valores da corporação. Caso contrário, de que vale a pena ela investir em você?
Fonte: UOL
É possível ser promovido mesmo no meio da crise; saiba como
Com vagas sendo fechadas e excesso de mão de obra desocupada, falar em promoção pode ser um contrassenso, mas, segundo Lucas Nogueira, gerente sênior da empresa de recursos humanos Robert Half, é possível sim ser promovido em plena crise econômica.
“Mas é preciso entender que, às vezes, a promoção não vem em forma de dinheiro e sim como movimentações laterais, que podem ser interessantes para a carreira. Os profissionais devem ter em mente que momentos difíceis do mercado são oportunidades valiosas para demonstrar trabalho, criatividade, disponibilidade e capacidade para trabalhar sob pressão", diz.
Segundo o especialista em recursos humanos, em momentos desafiadores, as empresas ficam muito mais atentas ao desempenho dos colaboradores, seja para promovê-los quando o mercado estiver mais favorável, seja para mapear possíveis ocupantes de posições-chave.
Veja abaixo o tira-dúvidas com as respostas de Nogueira sobre o que é preciso para se dar bem num mercado tão disputado:
Quais são as competências técnicas necessárias para quem quer ser promovido em plena crise?
As competências técnicas variam de uma área para outra, mas, em geral, o mais importante é que o profissional se mantenha atualizado. Por exemplo, quem é da área fiscal deve estar atento às normas implementadas pelo governo; e quem atua em marketing precisa entender sobre as tendências das mídias sociais para a divulgação de produtos e serviços.
Quais são as competências comportamentais necessárias?
Destaco quatro habilidades: comunicação, liderança pelo exemplo – ainda que não ocupe um papel de líder -, comprometimento com a empresa e o trabalho e inteligência emocional. Esse último quesito tem sido muito observado pelos gestores, porque em momentos de tensão é preciso encarar os desafios com tranquilidade para entender como enfrentá-los da melhor maneira e transmitir essa calma para pares e subordinados.
O profissional que pende mais para a competência técnica do que para a comportamental tende a ser menos promovido ou vice-versa?
Em qualquer momento da carreira ou do mercado é muito importante que o profissional se preocupe com as duas competências. Em geral, as pessoas são contratadas pelo perfil técnico e demitidas pelo comportamental.
Quais são os pontos fundamentais que “ajudam” o funcionário ser demitido?
Os principais são negativismo e falta de comprometimento, de comunicação clara e de inteligência emocional.
Saber lidar com a incerteza de permanecer no emprego e ser capaz de superar o estresse do momento é uma característica fundamental?
Sem dúvida. Em momentos adversos as empresas redobram a atenção para identificar os profissionais capazes de serem produtivos mesmo sob pressão. No atual momento do mercado de trabalho, ter inteligência emocional é fundamental.
É importante investir em qualificação dentro da área de atuação e fora?
Qualificação por meio de cursos é sempre bem-vinda em todas as áreas. Mas, é importante que os profissionais tenham igual preocupação com o desenvolvimento das habilidades comportamentais e com o fortalecimento e a ampliação do networking. Manter contato com pessoas de diferentes setores da economia sempre contribui para a troca de experiências e informações, inclusive com a possibilidade de encontrar alternativas para melhorar um produto ou serviço.
E entre os colegas e com a chefia? Como o empregado deve se comportar e ser bem visto na empresa?
É importante que o profissional mantenha um bom relacionamento interpessoal com os demais colaboradores e esteja disponível nos momentos em que puder agregar valor a alguma atividade. Não se trata de concordar com tudo ou aceitar todas as tarefas, mas de estar atento a oportunidades de contribuir para o desenvolvimento de atividades, inclusive para as quais não foi contratado. Evitar o negativismo também ajuda a criar uma boa imagem dentro da companhia.
Como se dar bem sem dar a entender que está querendo “puxar o tapete” dos demais colegas e até do chefe?
A melhor maneira de não ser mal interpretado por chefes ou pares é ter uma conduta transparente, sempre pensando no bem do time e não apenas nos benefícios individuais. É importante também que o profissional tenha atenção com o relacionamento que mantém com o chefe e colocar-se como um servidor de todos os membros do time, sem fazer distinção de nível hierárquico e dando as devidas prioridades às atividades.
Fonte: G1
Qualificação por meio de cursos é sempre bem-vinda em todas as áreas. Mas, é importante que os profissionais tenham igual preocupação com o desenvolvimento das habilidades comportamentais e com o fortalecimento e a ampliação do networking. Manter contato com pessoas de diferentes setores da economia sempre contribui para a troca de experiências e informações, inclusive com a possibilidade de encontrar alternativas para melhorar um produto ou serviço.
E entre os colegas e com a chefia? Como o empregado deve se comportar e ser bem visto na empresa?
É importante que o profissional mantenha um bom relacionamento interpessoal com os demais colaboradores e esteja disponível nos momentos em que puder agregar valor a alguma atividade. Não se trata de concordar com tudo ou aceitar todas as tarefas, mas de estar atento a oportunidades de contribuir para o desenvolvimento de atividades, inclusive para as quais não foi contratado. Evitar o negativismo também ajuda a criar uma boa imagem dentro da companhia.
Como se dar bem sem dar a entender que está querendo “puxar o tapete” dos demais colegas e até do chefe?
A melhor maneira de não ser mal interpretado por chefes ou pares é ter uma conduta transparente, sempre pensando no bem do time e não apenas nos benefícios individuais. É importante também que o profissional tenha atenção com o relacionamento que mantém com o chefe e colocar-se como um servidor de todos os membros do time, sem fazer distinção de nível hierárquico e dando as devidas prioridades às atividades.
Fonte: G1
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