terça-feira, 24 de novembro de 2020

 

RÁDIO CÂMARA

PAINEL ELETRÔNICO

Dep. Erika Kokay: 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher


A proposta de emenda à Constituição que reserva vagas para mulheres nos poderes legislativo municipais, estaduais e federal é um dos instrumentos para combater a sub-representação feminina na política nacional, segundo o entendimento da deputada Erika Kokay (PT-DF). A parlamentar observa que nos últimos anos houve avanços como a garantia de 30% de vagas por gênero, acompanhada em seguida pela obrigatoriedade do financiamento mínimo de 30% para candidaturas femininas e da distribuição proporcional do tempo de propaganda eleitoral na mídia, mas os resultados ainda não refletem o peso da mulher na sociedade brasileira.

A deputada é uma das coordenadoras dos eventos que estão sendo realizados por ocasião da campanha mundial chamada de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que vai até o dia 10 de dezembro e que no Brasil se inicia antes, em 20 de novembro, dia nacional da consciência negra.

Erika Kokay também aponta avanços na legislação de proteção às mulheres, citando especialmente a Lei Maria da Penha, que trata desde a conscientização sobre as medidas de combate à violência até a responsabilização dos agressores, mas contrapõe com dados que colocam o Brasil como o quinto país com maiores índices de feminicídio. Parte do problema segundo ela, se deve à perpetuação de discursos que naturalizam a violência e acabam influenciando comportamentos machistas e preconceituosos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...