SAÚDE/QUALIDADE DE VIDA / ALIMENTAÇÃO BEM ESTAR
SAÚDE
A crise causada pela pandemia do novo coronavírus aumentou o interesse das pessoas por dicas para melhorar a imunidade. Além de todas as dicas de prevenção, como ficar em casa, lavar as mãos frequentemente e usar máscaras, um sistema imunológico fortificado aumenta a sua proteção.
Manter-se saudável, com uma boa imunidade, deve ser uma prioridade na vida de todos, não apenas em momentos como a pandemia de COVID-19. Afinal, a construção de um corpo e vida saudável é um processo constante. Alguns efeitos acontecem a curto prazo, mas é essencial lembrar que os melhores objetivos são aqueles que irão refletir para o resto da vida.
Separamos, hoje, 8 dicas para quem deseja aprender como aumentar a imunidade. Continue a leitura para conferir!
1. Procure maneiras de relaxar
Em entrevista ao Estadão, a médica Mariela Silveira, diretora do Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar Kurotel, afirma que o cortisol, hormônio do estresse, e a adrenalina, por períodos longos, podem comprometer as defesas do corpo.
Obviamente, em uma situação alarmante como a de uma pandemia, recomendar diminuir o estresse é muito mais fácil do que botar em prática. Aceitar o que está acontecendo e relaxar sem perder os cuidados necessários pode ser difícil, mas é possível.
Procure atividades relaxantes que te interessem, como ler um livro, praticar um instrumento musical ou assistir um filme. Sem pressão de produtividade ou necessidade de desenvolver alguma habilidade: o objetivo dessas atividades é descontrair, não gerar um estresse diferente.
2. Faça atividades físicas em casa
Manter o corpo em movimento é muito importante, mesmo quando as academias estão fechadas e não é recomendado sair de casa. No próprio lar, é possível buscar por alternativas interessantes.
As atividades físicas liberam endorfinas, aumentando o bem-estar e diminuindo o cortisol, o que permite o melhor funcionamento do sistema imunológico. O aumento da frequência cardíaca, decorrente dos exercícios, faz com que as células brancas saiam de seus pontos de espera.
Caso tenha um personal trainer, peça para que ele monte uma série de exercícios que você possa fazer em casa, com o que já possui. Se não contar com essa facilidade, uma dica é procurar por academias e profissionais que estão fazendo aulas online. Lembre-se de respeitar seus limites e tomar cuidados redobrados, pois não terá a assistência de um profissional por perto.
3. Mantenha uma rotina de sono
O descanso necessário é extremamente importante não apenas para a imunidade, mas para a saúde física e mental como um todo. Poucas horas de sono estimulam a liberação do cortisol, que mais uma vez aparece como “vilão” da imunidade.
Manter uma rotina regular de sono, procurando dormir 8 horas por noite é fundamental. Vale a pena tentar dormir e acordar todos dias no mesmo horário, inclusive em fins de semana, para que seu corpo se acostume e você consiga descansar da melhor maneira.
4. Combata o tabagismo
Além de causar inúmeros problemas para o corpo, principalmente para o sistema respiratório, o tabagismo representa uma ameaça à imunidade. Segundo o Inca, “os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções, como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose”, e estão nos grupos de riscos do novo coronavírus.
O tabagismo é uma condição que é melhor combatida com a ajuda dos amigos, da família e de um profissional. Converse com um médico de sua confiança e peça orientações de como é melhor agir no seu caso, podendo recomendar tratamentos, como adesivos e gomas de nicotina.
5. Hidrate-se o dia todo
Para ter um corpo saudável e sistema imunológico equilibrado, é essencial manter-se hidratado. Por isso, sempre tenha sua fiel garrafinha de água ao alcance das mãos.
A desidratação é um risco mais comum do que se imagina. Ela atrapalha na defesa do corpo e no transporte de nutrientes e substâncias, debilitando todos os sistemas.
Além de beber bastante água, outra dica para melhorar a imunidade é apostar em frutas ricas em líquidos, como melancia, assim como sucos e vitaminas.
6. Evite o álcool
O consumo exagerado de álcool traz diversas consequências para o corpo, como problemas no fígado e desidratação. Esses efeitos enfraquecem as proteções naturais, tornando-o mais suscetível a infecções.
Por isso, maneire na quantidade consumida, principalmente em situações de isolamento social. A OMS, inclusive, recomendou que os governos restrinjam bebidas alcoólicas durante esse período, reduzam o número de vendas, aumentem a conscientização e reforcem os atuais regulamentos de segurança.
Outra preocupação é que o consumo excessivo em um período de ansiedade e isolamento possa induzir ao alcoolismo e outros transtornos. A grande recomendação é não utilizar o álcool como válvula de escape.
7. Consuma chás específicos
Para quem gosta de formas naturais de fortalecer o corpo, uma das melhores dicas para aumentar a imunidade é consumir chás recomendados para esse fim. Além de ajudar o seu corpo, nada como uma xícara de chá, não é mesmo?
Algumas boas recomendações são o chá de boldo, de limão e de equinácea. Prefira adoçar utilizando mel ou adoçantes naturais.
8. Fique de olho na alimentação
Uma alimentação equilibrada é essencial para possuir qualidade de vida, e também é uma dica para melhorar a imunidade. Dê preferência a alimentos frescos e preparados em casa, para ter um controle maior sobre o que é ingerido, garantindo uma alimentação mais saudável.
Para te ajudar, temos um e-book gratuito com recomendações de alimentos para turbinar a sua imunidade. Clique no banner e confira!
FONTEhttps://draft.blogger.com/blog/post/edit/
Nenhum comentário:
Postar um comentário