quinta-feira, 24 de abril de 2014

PORTAL DA COPA 2014




Centros de Distribuição de Ingressos para a Copa do Mundo já estão abertos em dez cidades-sede

22/04/2014 11:50
Até o dia 27 de abril, os locais que já estão abertos funcionarão somente às sextas-feiras, sábados e domingos
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images#

Com a abertura dos Centros de Distribuição de Ingressos da FIFA em dez cidades-sede, os torcedores começaram a retirar suas entradas para os jogos da Copa do Mundo na última sexta-feira (18.04). Entre 18 e 27 de abril, os Centros de Distribuição de Ingressos da FIFA que já estão abertos funcionarão somente às sextas-feiras, sábados e domingos.

O centro de Porto Alegre está programado para ser aberto no dia 2 de maio, mesma data em que será aberto o de Brasília. A partir da sexta-feira, dia 2 de maio, até um dia depois do último jogo da sede em questão, os centros estarão abertos sete dias por semana. Em abril e maio, os horários de funcionamento serão de 12h às 20h, de segunda a sexta, e de 10h às 18h, sábado e domingo. A partir de 1º de junho, o horário passa a ser de 9h às 21h, de segunda a domingo.
As entradas de qualquer partida podem ser retiradas em qualquer centro. Não é necessário dirigir-se ao centro da mesma cidade do estádio onde a partida acontecerá para retirar os ingressos. Caso o torcedor tenha optado por ter os seus ingressos entregues, eles serão enviados por correio privado não estarão disponíveis para retirada nos centros. Os ingressos não estarão disponíveis para retirada nos estádios em nenhum dia, nem mesmo em dias de partidas.
Confira a localização dos Centros de Distribuição de Ingressos da FIFA:
Belo Horizonte
Boulevard Shopping: Avenida dos Andradas nº 3.000, Santa Efigênia, Belo Horizonte-MG, CEP: 30260-070
Cuiabá
Shopping Pantanal: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3300 - Jardim Aclimação, Cuiabá-MT, CEP: 78055-000
Curitiba
Pátio Batel Shopping - Avenida do Batel, 1.868 – Batel, Curitiba-PR, CEP: 80420-090
Fortaleza
Centro de Eventos do Ceará: Avenida Washington Soares nº 999, Portão E - Edson Queiroz, Fortaleza-CE, CEP: 60811-341
Manaus
Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Praça Francisco Pereira da Silva, s/n°, Manaus-AM, CEP: 69073-270
Natal
Shopping Cidade Jardim: Av. Eng. Roberto Freire, 2920 - Capim Macio, Natal-RN, CEP: 59080-900
Recife
Shopping Recife: Rua Padre Carapuceiro nº 777, Edifício Garagem B1, Boa Viagem, Recife-PE, CEP: 51020-900
Rio de Janeiro
Casarão General Severiano: Av. Venceslau Brás, nº 72 - Botafogo, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 22290-040
Cidade das Artes: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 22793-080
Salvador
Iguatemi Shopping: Avenida Tancredo Neves nº 148, Estacionamento I-1, Salvador-BA, CEP: 41828-900
São Paulo
Ginásio do Ibirapuera: Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Ginásio do Ibirapuera, Paraíso, São Paulo-SP, CEP: 04001-084
Centro Cultural São Paulo: Rua Vergueiro, 1000 Paraíso, São Paulo-SP, CEP: 01504-000
Praça Antônio Prado : Rua XV de Novembro, 347 – Centro, São Paulo-SP, CEP: 01010-010
Centros de Distribuição de Ingressos da FIFA que serão abertos a partir do dia 2 de maio:
Porto Alegre
Barra Shopping Sul: Av. Diário de Notícias, 300 - Cristal, Porto Alegre-RS, CEP: 90810-080
Brasília
Centro de Convenções Ulysses Guimarães: SDC Eixo Monumental - Lote 05 – Brasília-DF, CEP: 78000-000

Fonte: FIFA


PORTAL DA COPA

Conheça detalhes do cartaz oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014




No desenho da peça, pernas de jogadores de futebol disputam uma bola e revelam o mapa do Brasil. Na parte externa, diversos elementos da fauna, flora e da cultura nacional
 #Clique na imagem para uma versão<BR> ampliada (arquivo JPG, com 1,1MB)



Em sua primeira missão oficial, os recém-nomeados embaixadores da Copa do Mundo da FIFA 2014 apresentaram na quarta-feira, 30 de janeiro, o cartaz oficial do torneio em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. Quatro campeões mundiais – Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo – e a craque do futebol feminino Marta foram convidados pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, para encerrar o suspense e ajudar a revelar a arte vencedora. O cartaz oficial é o último símbolo visual do principal evento da FIFA que faltava ser apresentado.
"O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol", explicou Valcke, que escolheu a peça vencedora como integrante de uma comissão julgadora de alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
"É diferente, brasileiro, criativo e ousado. Tem a nossa imensidão, capta nosso ritmo e nossas cores. À vitória!”, falou Marta Suplicy, ministra de Estado da Cultura
O cartaz oficial foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.

» Campeões mundiais são nomeados embaixadores da Copa do Mundo de 2014

» Confira também os 12 cartazes das cidades-sede da Copa do Mundo

» Conheça todos os cartazes das Copas anteriores

"O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a Copa do Mundo da FIFA tanto no próprio país-sede quanto no exterior. É importante passar a imagem de uma nação que é moderna, inovadora, sustentável, feliz, unida e, é claro, apaixonada pelo futebol", explicou o ex-craque Ronaldo.
"Tenho certeza de que o povo brasileiro se sentirá bem representado assim que conhecer o cartaz. Estamos orgulhosos deste símbolo tão importante da Copa do Mundo da FIFA, que também mostra a paixão pelo futebol que existe em nosso país", afirmou Bebeto.
A criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção. O conceito criativo por trás do cartaz – "Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada" – foi o que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil.
Nos detalhes, é possível ver diversos elementos da cultura, fauna e flora brasileiras. O chimarrão faz companhia a um beija-flor e ambos estão pertinho de um mico leão dourado. O Cristo Redentor divide espaço com uma dançarina de frevo, que se diverte pertinho de um tatu. A panela de barro não foi esquecida, nem o pandeiro. Pertinho da baiana do acarajé, um turma de capoeiristas mostra o seu talento. E ainda há espaço para o boi-bumbá, para a calçada de Copacabana e para muitas outras características que marcam o país.
Foto: Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME
Foto: Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#Ronaldo, Marta, Amarildo, Carlos Alberto e Bebeto revelaram o cartaz nesta quarta
Ronaldo, Marta, Amarildo, Carlos Alberto e Bebeto revelaram o cartaz 

Fontes: FIFA e Portal da Copa

Campeões mundiais são nomeados embaixadores da Copa do Mundo de 2014




Zagallo, Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo, além da jogadora Marta, eleita cinco vezes melhor do planeta, foram escolhidos para promover o Brasil
Glauber Queiroz/ Portal da Copa
Glauber Queiroz/ Portal da Copa#Em sentido horário: Amarildo, Bebeto e Carlos Alberto Torres
Em sentido horário: Amarildo, Bebeto e Carlos Alberto Torres

A FIFA apresentou os seis embaixadores para a Copa do Mundo, nesta quarta-feira (30.01), após a reunião da diretoria do Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro. Os campeões mundiais pela Seleção Brasileira Zagallo, Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo, além da jogadora Marta, eleita cinco vezes melhor do planeta, foram escolhidos para promover a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA, convocando brasileiros e estrangeiros a celebrarem os dois torneios, em 2013 e 2014.
A primeira atividade do grupo foi a apresentação do cartaz oficial da Copa do Mundo. Por motivos particulares, Zagallo, campeão como jogador em 1958 e 1962, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem por vídeo e disse estar orgulhoso por representar o seu país mais uma vez. “Na Copa do Mundo de 1950, eu era soldado. Hoje, estou sendo promovido a embaixador. É um salto muito grande, de soldado para embaixador. Juntos, seremos vitoriosos”, disse, emocionado, o “Velho Lobo”.
Companheiro de Zagallo na conquista do título no Chile, em 1962, Amarildo elogiou a escalação do time de embaixadores da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Uma equipe com tantos craques ganharia a taça com o pé nas costas, só tem feras”, acredita.
Carlos Alberto Torres foi o capitão do tri em 1970, enquanto Bebeto e Ronaldo, que também são membros do conselho de administração do COL, foram tetracampeões em 1994. O “Fenômeno” ainda levantou a taça em 2002.
Glauber Queiroz/ Portal da Copa
Glauber Queiroz/ Portal da Copa#Marta, Ronaldo e Zagallo, que não pôde comparecer ao evento, completam lista de embaixadores
Marta, Ronaldo e Zagallo, que não pôde comparecer ao evento, completam lista de embaixadores

Operação


A escolha dos embaixadores foi feita pelo COL, com a aprovação da FIFA. Antes do anúncio, representantes da FIFA, do COL e do Governo Federal participaram da reunião de diretoria do COL, onde foi apresentada a segunda versão do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS).
Durante o encontro também ficou decidido que a FIFA, o COL e o Governo Federal farão reuniões operacionais em todas as sedes da Copa das Confederações para garantir o êxito do evento. “Tratamos também de questões como abastecimento de energia e logística, e todos os preparativos estão andando de forma adequada, para que tudo esteja pronto para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Posso afirmar que as notícias são tranquilizadoras em relação à preparação do evento”, disse o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

Doze sedes da Copa do Mundo lançam cartazes do evento. Veja todas as imagens



12/12/2012 20:32
Eventos nas 12 cidades que vão receber jogos do Mundial de 2014 marcaram a oficialização das artes para divulgar os jogos
As 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 se uniram hoje para acrescentar um ingrediente a mais à preparação para o torneio de futebol. No decorrer do dia, cada cidade/estado organizou o próprio evento de lançamento dos cartazes das sedes.
Belo Horizonte
A Igreja de São Francisco de Assis, que integra o conjunto da Pampulha, aparece em destaque no desenho da capital mineira. No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola. Belo Horizonte receberá três partidas da Copa das Confederações, incluindo uma das semifinais, e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Brasília
A imagem faz uma estilização da Catedral, uma das obras que simbolizam a cidade e um ícone arquitetônico mundial. As cores do jogador chutando a bola reforçam as múltiplas etnias que compõem a sociedade brasileira e remontam à presença dos cinco continentes na Copa. O amarelo no lado direito da imagem simboliza o sol nascente sempre a leste. Brasília receberá, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a partida de abertura da Copa das Confederações e sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.


Cuiabá
No pôster da capital de Mato Grosso, o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques. O futebol é representado pela bola nos pés do jogador. A vibração das pessoas com o evento, em especial da torcida pantaneira, é traduzida no movimento da bola e as formas que a cercam. O mapa do estado no centro da bola mostra que Cuiabá está preparada para receber o maior evento de sua história. A cidade receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Curitiba
A Araucária, símbolo de Curitiba e do Paraná, é onipresente na imagem de Curitiba. Ao todo, 34.949 pessoas participaram da escolha do pôster oficial, por meio de votação pelo site da Prefeitura. No plano das conotações, o pinheiro adulto se ergue para o infinito, feito taça de luz. É como se Curitiba fizesse um brinde ao futebol. A cidade receberá quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Fortaleza
Uma bola que sai como se fosse lançada a partir do Castelão é a imagem da capital cearense para a Copa do Mundo de 2014. A bola carrega os principais símbolos da cidade. As texturas utilizadas e os traços do desenho remetem a uma cidade moderna que não esquece suas tradições. Fortaleza receberá três partidas da Copa das Confederações de 2013, incluindo uma das semifinais, e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Manaus
Duas araras vermelhas pousadas sobre uma trave de futebol resumem a relação que o pôster de Manaus para a Copa buscou: mostrar que, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos torcedores por natureza. A capital amazonense receberá quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Natal
O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar. Localizada na esquina da América do Sul, Natal se mostra no pôster de braços abertos para o evento. No corpo do torcedor de braços abertos é possível ver o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, uma das marcas da capital potiguar. Natal receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Porto Alegre
Um atleta chutando a bola e a imagem da Usina do Gasômetro representam, no pôster de Porto Alegre, a grandeza do evento e o legado deixado por ele, como a riqueza cultural, desenvolvimento tecnológico, estrutural e riqueza econômica, representados também pelas faixas coloridas. As pessoas que aparecem no cartaz vibrando representam a paixão do porto-alegrense pelo futebol. A capital gaúcha receberá cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Recife
O pôster de Recife é repleto de movimento e cores e remete ao frevo, manifestação cultural típica do estado. Com uma sombrinha na mão, o passista realiza movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos jogadores, que fazem com a bola o mundo "ferver". Recife receberá três jogos da Copa das Confederações e cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Rio de Janeiro
O pôster do Rio de Janeiro, criado a partir de concurso nacional, representa a essência do carioca, “que se move no ritmo do mar e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol". A imagem foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner. A silhueta e a bola em um gesto descontraído formam um coração que está no centro de várias camadas expressando o amor do carioca pelo futebol. Cada camada representa um aspecto do Rio: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu. O Rio receberá três partidas da Copa das Confederações e sete do Mundial de 2014, incluindo as duas finais.

Salvador
O Elevador Lacerda transformado em trave de futebol e uma bola estufando a rede que o envolve aparecem em destaque no pôster de Salvador. Do alto das torres do primeiro elevador público do mundo é possível avistar outros diversos pontos turísticos da cidade, oferecendo, como pano de fundo, a vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos. Esse imponente cartão postal é também um atalho que liga a cidade baixa, litorânea e histórica, à moderna e crescente cidade alta. Salvador receberá três partidas da Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo da FIFA 2014.
São Paulo
O caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado no pôster da capital paulista. A imagem reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. A cidade receberá seis jogos do Mundial de 2014, incluindo a partida de abertura, com o Brasil em campo.

GUIA DAS CIDADES-SEDE

Serviços, dicas e informações úteis para você não perder o melhor da Copa do Mundo de 2014
Clique na foto da cidade e saiba mais sobre ela


Veja os cartazes oficiais de todas as Copas do Mundo




Pôster do Mundial de 2014, o vigésimo da história, foi apresentado nesta quarta-feira (30.01) pela FIFA
A FIFA apresentou nesta quarta-feira (30.01) o cartaz oficial da Copa do Mundo Brasil 2014. O pôster, último símbolo visual do principal evento da FIFA que faltava ser apresentado, foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.
O conceito criativo por trás do cartaz – "Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada" – foi o que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil.
Nos detalhes, é possível ver diversos elementos da cultura, fauna e flora brasileiras. O chimarrão faz companhia a um beija-flor e ambos estão pertinho de um mico leão dourado. O Cristo Redentor divide espaço com uma dançarina de frevo, que se diverte pertinho de um tatu. A panela de barro não foi esquecida, nem o pandeiro. Pertinho da baiana do acarajé, um turma de capoeiristas mostra o seu talento. E ainda há espaço para o boi-bumbá, para a calçada de Copacabana e para muitas outras características que marcam o país.
Desde a primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, no Uruguai, o pôster oficial é um dos principais símbolos visuais da competição. O cartaz brasileiro é o 20º da lista. São 83 anos de história em imagens. Confira abaixo os pôsteres de cada Copa do Mundo:



BELO HORIZONTE - MINEIRÃO

Seis jogos, incluindo uma das semifinais

Depois de um processo de reforma e modernização de quase três anos, o novo Mineirão foi entregue em 21 de dezembro de 2012. O estádio de Belo Horizonte recebeu três jogos da Copa das Confederações, inclusive a emocionante vitória brasileira sobre o Uruguai na semifinal, e será palco de mais seis confrontos na Copa do Mundo da FIFA 2014, incluindo uma das semifinais.
Tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, a fachada não sofreu alterações em relação ao projeto anterior, inaugurado em 1965.  Entretanto, quem estava acostumado com o antigo estádio encontra uma grande diferença na área externa: foi construída uma esplanada com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas, planejada para ser um espaço de convívio social, além de abrigar atividades de lazer, cultura e esporte.
O estacionamento do estádio tem 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas. Pessoas com deficiências, bombeiros, viaturas policiais, motos, bicicletas e veículos de carga e descarga têm 255 vagas reservadas. O estádio tem oito elevadores e duas rampas de acesso. A entrada é controlada por 106 catracas eletrônicas.
Portal da Copa/ME/Abril de 2013
Três mil operários trabalharam na obra no momento de pico. Desses, 82 tiveram a carteira assinada pela primeira vez, 103 são mulheres e 46 detentos que tiveram a pena reduzida em troca do trabalho no Mineirão.
Na área interna, o Mineirão é praticamente outro.  O gramado foi rebaixado em 3,4 metros para aprimorar a visibilidade. O campo tem a dimensão de 105 x 68 m e está coberto por uma variedade de grama adequada ao clima tropical, a Bermuda celebration.
A nova arena reúne 62.160 assentos – todos cobertos –  e conta com 98 camarotes, além de lounges com instalações exclusivas. Outra novidade é o restaurante panorâmico em um espaço de 1.160 m², com capacidade para 370 pessoas. Os jornalistas terão área exclusiva que atende 388 profissionais, com 160 estações de trabalho.
Uma área comercial de mais de 7,5 mil m² terá até 47 lojas. Além disso, 58 bares e lanchonetes estarão espalhados por todos os setores. O tradicional “Tropeirão” será item obrigatório no cardápio. Perto dos bares, televisores garantem que o torcedor não perca um lance da partida.  Cinquenta e quatro banheiros vão atender o público em geral, 15 são destinados às áreas de hospitalidade e dez estão na área externa, totalizando 79.

Vestiários

Jogadores também estarão bem instalados. Haverá vestiários para duas equipes de cada lado, o que evita a divisão dos espaços em dias de rodada dupla. Outros dois vestiários são exclusivos para árbitros, um feminino e um masculino, além de espaços dedicados à comissão técnica, sala do roupeiro e sala do mascote. Os locais são equipados com armários, chuveiros e banheiras de hidromassagem.
BRASÍLIA - ESTÁDIO MAÉ GARRICHA

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa#


Um novo Mané Garrincha

O palco do Distrito Federal para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo tem capacidade para 72 mil torcedores. Todos os assentos  - retráteis e marcados, em tons de vermelho - são cobertos e ficam a uma distância inicial de apenas 7,5m do campo.
Funcionando como sistema de "roda de bicicleta invertida", a cobertura do estádio é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas revestida por uma membrana autolimpante, que não pega fogo e reflete os raios ultravioleta. Na arquitetura, chamam a atenção os 288 pilares que circundam a nova arena, com mais de 36m de altura cada.
As áreas do público estão dividas entre arquibancada inferior, intermediária e superior. Há 74 camarotes e área especial para 2.850 jornalistas. Os acessos foram projetados pensando em praticidade, segurança e rapidez. A arena conta com área social de passeio e lazer, com 40 bares, quatorze lanchonetes e dois restaurantes. Os investimentos totais são da ordem de R$ 1,4 bilhão.
Outra marca da nova arena é a preocupação com o meio ambiente, o que poderá fazer do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha o primeiro na história a receber o selo LEED Platinum, o certificado máximo de sustentabilidade.
Brasília sediou a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, na vitória do Brasil sobre o Japão por 3 x 0. Em 2014, são sete jogos.Quatro na fase de grupos, sendo que um deles terá a Seleção Brasileira no gramado, em 23 de junho, contra Camarões. Além disso, sediará um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (5 de julho). A partida que decidirá o terceiro e o quarto lugar também ocorre no Estádio Nacional, dia 12 de julho.
Confira todos os detalhes do Estádio Nacional Mané Garrincha


Na reta final das obras, a Arena Pantanal abriu as portas para 20 mil torcedores no jogo entre Mixto (MT) 0 x 0 Santos (SP), válido pela Copa do Brasil, no dia 02.04. O palco de Cuiabá para quatro partidas da Copa do Mundo ainda receberá os assentos nas arquibancadas superiores e retoques de acabamento e paisagismo para ser concluído. O evento-teste oficial da FIFA no estádio está agendando para o dia 26 de abril, com o jogo entre Luverdense x Vasco, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

ARENA CUIABÁ

Sustentabilidade do projeto à operação multiuso

Clique na imagem para ver o infográfico completo#
Único estádio da Copa do Mundo a não ter os quatro cantos fechados, com pelo menos um anel de arquibancada contínuo, a Arena Pantanal se diferencia pelo projeto arquitetônico e pelas ações de sustentabilidade. As “esquinas” foram deixadas livres, com o objetivo de facilitar a ventilação cruzada dentro do local, que ainda conta com jardins e árvores nas aberturas laterais, aumentando o conforto térmico na área interna da arena.
Construída em uma área de 300 mil metros quadrados, que conta com bosque e lago, a Arena Pantanal tem uma esplanada com 93 mil metros quadrados, ao seu redor, feita para facilitar a circulação dos torcedores. O local foi pensado para abrigar diversos tipos de eventos e será um novo ponto de lazer para os cuiabanos, com restaurante, bares, passarela, jardins e uma escadaria, que pode servir como palcos de shows.
Com uma área total construída de 107 mil metros quadrados, a arena terá capacidade para 44 mil torcedores, sendo 41.390 lugares durante o Mundial. O projeto foi concebido para que as arquibancadas dos setores norte e sul (atrás dos gols) fossem removíveis. Feitas em estrutura metálica, elas comportam 18 mil pessoas.
O caráter multiuso do estádio também inclui as estruturas de acabamento, que são removíveis. Elas podem ser modificadas de acordo com a utilização interna do ambiente. Alguns andares podem ser transformados em um grande centro de convenções, ou, em salas de aula. Os pavimentos de laje podem receber cargas de várias formas, conforme a distribuição das paredes.
Cerca de 1,8 mil operários trabalharam no pico da construção da Arena Pantanal, que teve início em abril de 2010, com a demolição do antigo Estádio Governador José Fragelli, inaugurado em 1975 e conhecido como “Verdão”. O projeto está orçado em R$ 570 milhões, com R$ 339 milhões de financiamento federal via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

» Confira os jogos de Cuiabá na Copa do Mundo

Cuiabá e a Copa: Chile x Austrália, Rússia x Coreia, Nigéria x Bósnia e Colômbia x Japão

06/12/2013 16:20
Capital de Mato Grosso receberá quatro jogos da fase de grupos do Mundial de 2014

Sede da Copa do Mundo vista como porta de entrada para o Pantanal, Cuiabá terá quatro partidas do Mundial em uma arena construída especialmente para a competição. O primeiro duelo na Arena Pantanal será em 13 de junho, entre Chile x Austrália, partida válida pelo Grupo B. O confronto seguinte será pela chave H, no dia 17 de junho (terça-feira), entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. O terceiro confronto na Arena Pantanal reunirá a Nigéria  e a estreante Bósnia-Herzegovina, no dia 21 de junho (sábado), pelo Grupo F. Por fim, Cuiabá se despede com o jogo da Colômbia, cabeça de chave do Grupo C, contra o Japão, em 24 de junho (terça-feira).
Com oito seleções de cinco continentes diferentes, o prefeito Mauro Mendes projeta uma ascensão do turismo internacional em Mato Grosso. "Nós vamos focar em atrair nesses países o maior numero possível de torcedores, para que estejam em Cuiabá participando do evento. E vamos estar preparados para recebê-los muito bem e ajudar o Brasil a fazer dessa Copa uma das maiores Copas da história."
O governador do Mato Grosso, SIlval Barbosa, também projeta um grande afluxo de torcedores para o estado."O Japão é um país que tem tradicionalmente uma colônia muito forte (no Brasil), e o Japão tem uma tradição muito forte de turismo. Com o potencial que nós temos de turismo, certamente nós vamos atrair (turistas). A Rússia, por ser a sede da próxima Copa, certamente há a tendência de que eles virão em massa. E temos a Colômbia, que é muito próxima de Cuiabá, também o Chile. Então nós estamos muito otimistas. Agora é coroar de êxito, certamente nós vamos ter um legado muito bacana com essas oito seleções."
 

Portal da Copa
Portal da Copa#

Acesso e conforto

Os torcedores poderão acessar a Arena Pantanal por meio de 20 entradas, localizadas no nível da esplanada ao redor do estádio, ou por um dos três túneis que levam para o subsolo do edifício. Após passar por uma das 79 catracas, sendo dez para pessoas com deficiência, o público terá 20 escadas e 12 elevadores para circular pelas áreas internas. A ligação entre as arquibancadas se dá por meio de passarelas, localizadas nos quatro cantos da arena.
As praças de acesso ao estádio são todas feitas em concreto com uma mistura de pigmentos, para que não fossem formadas ilhas de calor. Foi feito um teste que comprovou que as cores utilizadas diminuem entre 30% e 40% a reflexão dos raios UV, melhorando a condição térmica.
A preocupação com a temperatura também foi levada em consideração na escolha dos materiais que compõem a fachada da arena. Dividida em três partes, ela tem uma membrana na cor verde, que é perfurada e permite uma melhor ventilação.
Os torcedores terão outras facilidades para assistir aos jogos com maior conforto no estádio. São 32 quiosques de alimentação, três restaurantes, 97 camarotes e 66 banheiros espalhados pela arena, que tem acessibilidade em todos os setores. São três tipos de assentos, todos rebatíveis. Para o público em geral, as cadeiras não tem estofamento nem braços, elementos presentes no assento VIP. Para o público Very VIP há poltronas acolchoadas, com apoio para os braços e medidas maiores.
Danilo Borges/ Portal da Copa






Projeção da Arena Pantanal
Projeção da Arena Pantanal#


Portal da Copa


Brasil x Croácia na abertura do Grupo A em São Paulo. Reedição da final de 2010 na abertura do Grupo B. Três campeões mundiais no Grupo D. Alemanha e Portugal no Grupo G. Confira o desenho e a repercussão do sorteio das chaves em oito reportagens especiais do Portal da Copa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...