quarta-feira, 20 de outubro de 2021

CONHECENDO O MUNICÍPIO

Município é uma unidade administrativa que possui uma sede, que normalmente é a cidade, e uma estrutura de poder público para atender suas necessidades específicas.

De acordo com dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.565 municípios, sendo 853 somente no estado de Minas Gerais. Em contrapartida, o estado que abriga a menor quantidade de municípios é Roraima, com apenas 15.

 Cada município tem um prefeito e uma Câmara de Vereadores, que são os responsáveis pelo cumprimento e elaboração das leis. A quantidade de vereadores varia conforme o contingente populacional de um determinado município – quanto maior o número de habitantes, maior a quantidade de vereadores.  



Uma cidade está inserida no território de um município

É muito comum observarmos e lermos por aí a utilização dos termos cidade e município como expressões equivalentes. No entanto, trata-se de expressões distintas que abrangem diferentes significados para as apropriações humanas sobre o espaço geográfico.

município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.


cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.


Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.

Os municípios possuem várias características distintas, como o número de habitantes, o grau de desenvolvimento econômico, a riqueza histórico-cultural, a rede urbana, os aspectos físicos, entre tantos outros.

Essas unidades administrativas podem apresentar áreas urbanas, rurais ou áreas mistas. O município urbano é caracterizado por ser totalmente urbanizado; os municípios rurais são os que predominam nas áreas rurais; e os municípios de área mista apresentam regiões urbanizadas e rurais.


O MUNICÍPIO E SUAS AUTORIDADES

O prefeito é a autoridade máxima do município



Quando o prefeito não está na cidade, quem o substitui no comando desses



São ainda autoridades dos municípios os secretários e os vereadores. Os vereadores são responsáveis pela criação das leis que estipulam os direitos e os deveres dos cidadãos, por isso é importante participar das eleições escolhendo um candidato que defenda melhores condições para a sociedade.

Num município existem outras autoridades. O juiz de direito é a autoridade maior dentro da justiça. Ele julga as atitudes das pessoas e determina o cumprimento ou não de punições que estão nas leis. O promotor de justiça ou público também é uma autoridade municipal. Ele exige das pessoas o cumprimento das leis, fazendo com que sejam respeitadas e cumpridas.

Existem as autoridades militares que cuidam da nossa segurança, como a polícia militar e o corpo de bombeiros. O delegado é uma autoridade judicial, porém também cuida da ordem do município e também da segurança das pessoas. É importante que cada cidadão colabore com os serviços públicos para manter as cidades em perfeita organização e funcionamento.


A FAMÍLIA



Quando a família se encontra e as pessoas se tratam com atenção, carinho e respeito essas relações tornam-se prazerosas, fazendo com que todos fiquem felizes. Porém, é comum que nesses encontros aconteçam desentendimentos, principalmente entre as crianças. É importante que as pessoas resolvam esses conflitos de forma mais tranqüila possível, para não criar um clima de intrigas e fofocas.



Existem muitas pessoas que não tem família. As crianças que ficam nas ruas podem ser um exemplo disso, pois moram ali porque não tem ninguém para cuidar delas, ou porque fugiram de suas casas em razão de maus tratos recebidos dos pais, padrastos, tios, avós ou irmãos mais velhos.

Essas crianças ou adolescentes sofrem muito, pois tendem a se sentir abandonados, não terão mais uma casa nem comida, além de outras dificuldades. Algumas, por não terem instruções nem aparo, podem praticar furtos,  ou mesmo mexer com drogas, tornando-se pessoas de comportamento incorreto.

Algumas delas, as mais perigosas, podem ser recolhidas por policiais e levadas para morar em juizados, como se estivessem em presídios. As que não trazem perigos para outras pessoas, podem ser levadas a orfanatos, para serem adotadas por uma nova família.

escola é o lugar em que aprendemos sobre cultura e como a sociedade funciona, além também de estudarmos matérias específicas. Assim, essa instituição colabora com a nossa vida, nos tornando cidadãos, nos ensinando a respeitar diferentes pontos de vista e a história de todos os envolvidos, além de nos formar profissionais competentes.


            A escola é o lugar em que aprendemos importantes lições para a vida inteira.

Levar esses ensinamentos para a escola não foi rápido, demorou muitos séculos até que ela se tornasse como a conhecemos hoje. É importante lembrar que, antes, houve um tempo em que os professores iam até a casa dos alunos para dar as aulas e ensinar as matérias necessárias. O objetivo era educar completamente, desde o desenvolvimento da ética, pensamento político até conhecimentos religiosos. Mas é importante lembrar que esse processo era exclusivo para homens.

 As mulheres só puderam ir às escolas muitos séculos depois, porque elas eram criadas para serem mães e donas de casa, por isso muitos não consideravam necessário elas terem um trabalho fora do lar. Com o passar do tempo, esse processo foi mudando, e as meninas conseguiram o direito de estudar. No começo só algumas podiam, mas, aos poucos, isso foi mudando, até chegar aos dias de hoje, em que a escola é para todos, tanto para meninos como para meninas.



Quem trabalha na escola?

Assim como a escola é para todos, ela também é formada por um grande número de profissionais. Cada um tem uma função específica para o bom funcionamento da escola. Vamos conhecer quais são esses profissionais?


  • Professores: os responsáveis pela transmissão do conteúdo sistematizado, por trabalhar os processos de aprendizagem.

  • Coordenadores: acompanham os processos de aprendizagem de cada aluno, bem como também na forma coletiva, buscando uma melhor convivência para todos na escola.

  • Secretária: tem como principal função cuidar dos diferentes documentos escolares, para que ocorra o funcionamento adequado e regular.

  • Diretor: deve procurar manter o bom funcionamento da escola de uma forma geral. Também é sua função incentivar, inspirar e motivar alunos, professores, funcionários, além de ser responsável pela mediação da escola com a comunidade externa à instituição.

  • Merendeira: a grande responsável pela alimentação dos alunos na escola. Possui técnicas específicas e cuidados necessários com os alimentos. Geralmente uma escola possui diversas pessoas com essa função.

  • Faxineira: tem como função cuidar da limpeza dos diferentes espaços da escola.

  • Porteiro: responsável por fiscalizar a entrada e a saída de alunos, bem como de qualquer outra pessoa.


Toda a equipe da escola


O ambiente familiar e escolar.



A importância da família e da escola para a criança


A família é o primeiro grupo social do qual uma pessoa passa a fazer parte.

Existem vários tipos de família:

• Família formada por mãe e filho.
• Família formada por pai, mãe e filho.
• Família formada por pai e filha.
• Família formada por avô, pai, mãe e vários filhos.
• Famílias grandes, com bisavós, avós, pai, mãe, filhos, netos e bisnetos.

Chamamos de família as principais pessoas que fazem parte da nossa vida: pai, mãe e irmãos, mas acontece que, além deles, existem os avós, os tios e os primos, que recebem o nome de parentes.



A escola é o segundo grupo social do qual uma pessoa passa a fazer parte. É nesse ambiente que ela estuda e aprende a conviver com pessoas diferentes que normalmente não são da família. É na escola que a criança faz novas descobertas através dos conhecimentos que os professores passam para os alunos.

Na escola, as atividades são diferentes das que se realizam em casa. As escolas geralmente possuem sala de aula, banheiro, refeitório, biblioteca, sala dos professores, parquinho, sala de informática, quadra de esportes, anfiteatro etc. A comunidade escolar é formada pelos alunos e pelos funcionários, como o porteiro, o zelador, a merendeira, a faxineira, etc.

Podemos encontrar diferentes tipos de escola:

• Escola Municipal
• Escola Estadual
• Escola Particular ou Privada.
• Escola Indígena e outras.

Essa divisão é apenas administrativa, pois o conteúdo estudado é o mesmo em todas.

As escolas indígenas estão cada vez mais comuns, ficam localizadas nas aldeias. Nessas escolas os professores são os próprios moradores da aldeia, que recebem um treinamento especial para lecionar.

A escola é responsável por promover o desenvolvimento individual de cada aluno através de orientações e conteúdos, ressaltando que todo aluno também deve fazer sua parte. É um trabalho em conjunto com pais, alunos e educadores.

Riqueza Cultural


Riqueza Econômica 




Por Elen Campos
Graduada em Pedagogia

Por Escola Kids




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...