segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, UTILIDADE PÚBLICA, INFORMAÇÃO, NOTÍCIAS, CULTURA ESPORTES E LAZER...

MUNICÍPIO DE CONDADO - PB.


População estimada 2016 (1)6.743
População 20106.584
Área da unidade territorial 2015 (km²)280,916
Densidade demográfica 2010 (hab/km²)23,44
Código do Município2504504
Gentílicocondadense





Gentílico: condadense

Histórico

Condado Paraíba - PB 

Histórico
Os primitivos núcleos de população tiveram início no século XIX, na fazendas Condado e Pedra D`Água, dos proprietários Francisco Antônio e Padre Amâncio Leite, respectivamente.
Com a construção do Açude Arcoverde, pelo IFOCS  (DNOCS), os moradores se transferiram para a parte mais alta, onde hoje se localiza a cidade, e ergueram uma capela em homenagem a São Sebastião, que tornou-se o padroeiro da comunidade.

Para que a formação do povoado fosse concretizada, Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisca Formiga, primeiros moradores do povoado, tiveram que enfrentar fortes pressões de autoridades do município de Malta, ao qual Condado pertencia. Mesmo assim, iniciou-se a construção de casas, que eram feitas a noite, porém, sem resultado, pois, no dia seguinte os poderosos da vizinha cidade de Malta mandavam derrubá-las.
Apesar dessas pressões, o pequeno povoado aos poucos foi se desenvolvendo, motivando seus moradores a pensarem na sua emancipação política, tendo como líder o fazendeiro Dr. Ageu de Castro. 

Acredita-se que o nome tenha surgido em homenagem a Francisco Antônio, dono da Propriedade Fazenda Condado, na qual surgiram as primeiras casas da região.
Gentílico: condadense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Condado ex-povoado, pela lei estadual nº 2599, de 29-11-1960, subordinado ao município de Malta.
Elevado à categoria de município com a denominação de Condado, pela lei estadual nº 2627, de 18-12-1961, desmembrado de Malta. Sede no atual distrito de Condado ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte
IBGE
Área da unidade territorial - 2015280,916km²
Estabelecimentos de Saúde SUS3estabelecimentos
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010)0,594
Matrícula - Ensino fundamental - 20151.038matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015182matrículas
Número de unidades locais44unidades
Pessoal ocupado total411pessoas
PIB per capita a preços correntes - 20136.177,50reais
População residente6.584pessoas
População residente - Homens3.215pessoas
População residente - Mulheres3.369pessoas
População residente alfabetizada4.306pessoas
População residente que frequentava creche ou escola1.889pessoas
População residente, religião católica apostólica romana6.078pessoas
População residente, religião espírita-pessoas
População residente, religião evangélicas300pessoas
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural170,50reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana280,00reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural782,25reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana1.064,52reais

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Utilidades do ALHO






Pare de comprar alho imediatamente. Veja como ter um fornecimento inesgotável de alho em casa


O alho é um dos alimentos mais versáteis e saudáveis do mundo. Ele costuma ser utilizado como condimento, mas pode até ser comido cru, em saladas ou aperitivos. A verdade é que ele é indispensável em todas as cozinhas.
Para além do alho ser ótimo para dar sabor às refeições, ele tem ainda enormes benefícios para a nossa saúde. É por isso que vamos dar algumas dicas para você poder cultivar a planta desse super alimento no quintal de sua casa!
David Wolfe
Nutrição.
Como mencionamos, o alho tem propriedades medicinais muito potentes. Eles está coberto com vitaminas, mas é muito baixo em calorias… só vantagens! Esse alimento é rico em manganês, vitamina B6, vitamina C e tem uma quantidade substancial de selênio, cálcio, potássio. Tudo isso com apenas 42 calorias por porção!
Fortalece seu sistema imunológico.
O alho também é conhecido por estimular o sistema imunológico e pode ajudar a combater a doenças comuns, como o resfriado. Estudos mostram que incorporar esse alimento em sua dieta diária pode reduzir o risco de ficar doente até 63%!
Manter o seu coração saudável.
Quando ingerido regularmente, o alho também pode reduzir o risco de doenças cardíacas e ajudar a equilibrar o seu colesterol. Para além disso, o alho pode ser muito benéfico se você tiver pressão arterial elevada!
Harvest to table
Como cultivar:
Para além de ser um super-alimento, o alho também é super fácil de cultivar. Tudo que você precisa fazer é seguir estes 5 simples passos:
1. Quebre o bulbo do alho em cravo, e enterre ele em alguns centímetros de profundidade no solo solto e úmido.
2. Certifique-se de que mantêm o lado das pontas do dente virado para cima.
3. Quando seus alhos brotarem, certifique-se de que lhes dá água quando o solo estiver seco, mas não deite em demasia. O alho não precisa de muita água.
4. Corte qualquer flore que possa florescer ao redor, para preservar o sabor de seu alho.
5. Quando a planta do alho tiver 5 ou 6 folhas, ele está pronto a ser puxado para cim


MOMENTO DE REFLEXÃO - Motivação


NÃO TENHA MEDO DAS DIFICULDADES!

problemas-para-resolver

Há momentos em nossas vidas que nos sentimos pequenos, fracos, inseguros e incapazes de reagir e vencer algumas dificuldades que vivemos. Já aconteceu isso com você?

Mas quando paramos um pouco e olhamos para “dentro de nós”, percebemos quantos obstáculos, quantas barreiras, quantos nãos, quantos momentos difíceis já vencemos. Percebemos a força, a capacidade, o poder que existe dentro de nós. Então, percebemos que escondido atrás deste gigante chamado medo, chamado dúvidas e incapacidade que acreditamos ter, esta a nossa capacidade de vencer.

Quando fazemos esse momento de reflexão da nossa capacidade, das nossas conquistas, dos momentos difíceis que já vivemos e vencemos, fica muito mais fácil enfrentar o momento atual, pois percebemos que é apenas mais um que será vencido. Percebemos que os gigantes somos nós que já vencemos tantos outros problemas e não vai ser o problema atual que vai nos derrotar.


COLAPSO NO SERTÃO: açude de Coremas chega a 2%,  

e conheça 

história de maior manancial da Paraíba

06 de novembro de 20

1381314015

Quem já viu o açude de Coremas transbordar certamente se assusta com o cenário desolador que atualmente se forma do redor do manancial. Após seis anos de seca, o açude que um dia transformou em oásis um pedacinho do Sertão da Paraíba, praticamente secou.
Com capacidade para 1,350 bilhão, de metros cúbicos, o Açude de Coremas hoje se encontra com apenas 2,% de sua capacidade.
De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Âguas (Aesa), o açude de Coremas tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água, mas está com apenas 11.563.106 metros cúbicos. Já o açude Mãe D’água, tem capacidade para 567.999.136 de metros cúbicos de água, mas está com apenas 48.107.442 metros cúbicos, o que representa 8,7%.
Com colapso, o açude de Coremas teve uma grande redução na perenização dos rios Piranhas, Piancó e outras cidades, que passaram a receber águas do açude Mãe D’água, que está com menos de 10% do volume total.
De acordo com a Agência Nacional das Âguas (ANA), desde o dia 3 de outubro deste ano, a perenização de trechos dos rios Piancó e Piranhas, com o objetivo de abastecimento público de cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte, está sendo realizada a partir do açude Mãe d’Água. Para isto, está sendo usada uma vazão de 2,6 m³/s.
Mesmo com o uso das águas do açude Mãe D’água, ainda existe uma vazão de 0,5 m³/s, saindo do açude de Coremas. Segundo a (ANA), isso está acontecendo devido à impossibilidade de fechar completamente uma das válvulas de controle do reservatório, que está danificada. Ao todo, está sendo liberada uma de 3,1 m³/s para o rio Piancó.
O maior açude da Paraíba, e o 3ª do Nordeste, atingiu o volume morto e atravessa a pior crise de sua história. Até mesmo sertanejos calejados e acostumados em enfrentar duras secas, se emocionam ao ver Coremas praticamente seco.
Isso acontece por que o Rio Turbina que há 74 anos não secava, levava água para mais de 20 cidades da Paraíba e Rio Grande do Norte, hoje se encontra na lama. As calhas de evasão secaram todas.
Os moradores do município de Coremas, fizeram um vídeo, mostrando a realidade do Açude, e pedem a Deus chuva para recarga, caso o contrário no próximo ano, não terá água nem para beber para aquela população sertaneja.
O agricultor José Albertino que todos os dias, sai de sua residência no Centro da Cidade e vai observar o manancial vazio. Emocionado, ele acredita que ainda verá o açude atingir a sua capacidade máxima, e os sertanejos voltarem a contemplar o oásis que surge no meio da vegetação seca.
Como nordestino forte e de fé, eles mantém viva a esperança de um bom inverno em 2017 e que voltarão a ver o açude sangrar.
Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS,) entre 1937 e 1942 ,Coremas se tornou a maior obra de engenharia brasileira da época.
Durante muito tempo Coremas–Mãe dÁgua foi considerada a maior barragem do Brasil, assim permanecendo até 1960, quando foi inaugurada a Barragem de Orós.
Devido a sua importância, Coremas recebeu a visita de três presidentes da República: Getúlio Dornelles Vargas em 16 de outubro de 1940, Eurico Gaspar Dutra em 1º de outubro de 1949 e Juscelino Kubitschek em 15 de janeiro de 1957.
Sertanejo de Cajazeiras, o senador Raimundo Lira (PMDB) lembrou que quando foi construido, o complexo Coremas/Mãe D’água, , a barragem de Coremas, tinha capacidade para acumular mais de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água, sendo a maior barragem do nordeste com grande importância econômica para a região.
A barragem de Coremas só teve a sua capacidade ampliada 20 anos depois de ser construída, em 1962 quando foi inaugurada a barragem de Orós no Ceará no Rio Jaguaribe com capacidade para mais de 2 bilhões de metros cúbicos.
Por conta da lentidão nas obras hídricas, conforme destacou Lira, somente em 1985, – ou seja, 23 anos depois- é que foi inaugurado no armazenado no Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, também chamada de barragem de Assú com 2,4 bilhões de metros cúbicos, sendo que em 1992 foi construída a barragem doe Castanhão (CE).

Severino Lopes 

PB Agora



Temer corta orçamento do Exército que distribui água no Nordeste


06 de novembro de 2016




“O Nordeste enfrenta o quinto ano de seca consecutivo e a maior parte dos mananciais já secou. Na Paraíba, a situação é de calamidade. Muitos municípios estão com os reservatórios secos, sendo abastecidos com carros pipa e outros enfrentam rigorosos racionamentos para adiar um iminente colapso no abastecimento, caso não chova nos próximos meses e o governo federal ao invés de ajudar os nordestinos só faz piorar a situação”, denuncia o deputado estadual Jeová Campos, referindo-se ao corte do orçamento para o Exército e outras ações que prejudicam a região.
O parlamentar destaca uma declaração recente do comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, que se queixou do corte do orçamento para a instituição que, segundo o comandante, deixou a corporação sem condições de fazer o trabalho de distribuição de água no Nordeste, a vigilância das fronteiras comprometida e a tecnologia dos equipamentos obsoleta. “Ora, se o comandante vem se queixar de corte e afirma que o trabalho de distribuição de água feito pelo Exercito no Nordeste está comprometido devemos ficar ainda mais preocupados porque hoje o trabalho de distribuição de água pelo Exército é o que garante o mínimo de abastecimento para milhares de pessoas que não têm alternativa para receber água senão dos carros-pipa”, afirma Jeová.
O parlamentar lembra ainda que o descaso do governo com a região, especialmente, nesta questão de combate a seca também atinge uma obra importantíssima para o Nordeste que é o projeto de Transposição do Rio São Francisco. “Apesar dos apelos e da urgência da obra, a gente não tem do Ministério da Integração, qualquer informação sobre quais medidas estão sendo tomadas para resolver o abandono da obra da transposição pela construtora Mendes Júnior, no Eixo Norte, nos trechos 3, 4 e 8, na chamada Meta 1, que compreende toda aquela região de Terra Nova até Salgueiro. A construtora abandonou o projeto desde junho passado e até agora nada de concreto foi feito para resolver essa questão”, desabafa Jeová.


Com Paraibaradioblog

Dia do Saci-Pererê - 31 de Outubro É também o dia desse personagem histórico do nosso folclore.

Lenda do Saci Pererê

A lenda do Saci é uma das mais difundidas no Brasil, segundo muitos autores, o Saci é um menino travesso de cor negra que possui apenas uma perna, usa  uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo, costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e dar nó em suas crinas. O Saci Pererê pode também aparecer e desaparecer misteriosamente, é muito irrequieto e não para um instante sequer, pois fica pulando de um lugar para outro e toda vez que apronta as suas travessuras, ele dá risadas alegres e agudas e gosta de assobiar principalmente quando não existem as noites de luar. Ao Saci Pererê são atribuídas às coisas que dá errado, ele entra nas casas e apaga o fogo, faz queimar as comidas das panelas, seca a água das vasilhas, dá muito trabalho às pessoas escondendo os objetos que dificilmente serão encontrados novamente, seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem. Dizem que ele veio do meio de um redemoinho e para espantá-lo as pessoas atiram uma faca no redemoinho que ele vai embora ou então o chamando pelo seu nome. Embora pertença ao folclore da região sudeste e sul, ele também foi introduzido ao folclore do norte por ser uma figura muito popular nesta região do país.

Dia da Dona de Casa Imagem 5

Dona de casa

Dona de casa (pré-AO 1990: dona-de-casa) ou Do lar é o termo, em direito do trabalho e previdenciário que define a mulher que, casada ou não, trabalha exclusivamente para a própria família, não exercendo atividade remunerada, ou esta não pode ser considerada habitual e principal.
A renda familiar provêm do trabalho de outro elemento do núcleo familiar (o esposo, filhos, irmãos etc).
Dentre os trabalhos efetuadas pela dona de casa, tem-se:
  • manter a casa limpa e organizada, realizando esse trabalho pessoalmente, ou delegando essa tarefa a outra pessoa (normalmente, uma mulher);
  • fazer compras para atender as necessidades da casa;
  • preparar o cardápio e fazer as refeições da família;
  • comprar e cuidar das roupas de todos os membros da família;
  • supervisionar a educação dos filhos;
  • organizar diversão para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Uma comitiva de Condado: os ex-candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, Cristiano de Sousa Costa e Maria Chaves de Almeida (...